Assine Já
sexta, 14 de maio de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
17ºmin
Tropical
http://www.alerj.rj.gov.br/
TEMPO REAL Confirmados: 38094 Óbitos: 1459
Confirmados Óbitos
Araruama 9614 300
Armação dos Búzios 4695 57
Arraial do Cabo 1317 69
Cabo Frio 10146 538
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5248 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
RISCO DE RETROCESSO?

Feriadão de praias lotadas pode levar a recuo nas flexibilizações em Cabo Frio

Prefeitura chegou a registrar ocorrência por intimidações e ameaças feitas por banhistas

09 setembro 2020 - 17h16Por Rodrigo Branco

As praias lotadas de Cabo Frio durante o feriadão – cenas amplamente divulgadas inclusive na mídia nacional – podem cobrar o seu preço com relação ao processo de flexibilização no município em meio à pandemia. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário de Turismo, Manoel Vieira, admitiu que pode haver recuo nas medidas de reabertura já tomadas.

Vieira lamentou ainda as ameaças e intimidações aos fiscais da Prefeitura durante o trabalho de abordagem a banhistas durante o fim de semana prolongado. Por decreto municipal, a permanência nas praias está proibida em Cabo Frio, mas a determinação foi completamente ignorada pelos frequentadores, em especial, da Praia do Forte. 

– A Prefeitura de Cabo Frio destacou praticamente todo o efetivo dela para contenção junto às barreiras, nos acessos à cidade e também nas principais praias. Mesmo assim, o resultado não foi o esperado através da publicação dos decretos, que permitiam o uso da praia apenas para fins esportivos. Realmente, a quantidade de turistas que veio para cidade foi muito acima do imaginado num momento de crise de Covid-19. Além de tudo, a receptividade aos dispositivos do decreto também ficou muito abaixo daquilo que se imaginava. Houve muita resistência, até ameaças contra os servidores do município e isso fez com que a Prefeitura tivesse muita dificuldade no cumprimento da lei. Realmente, o decreto não foi assimilado pela população e isso é uma pena porque vai determinar certamente um recuo da Prefeitura a alguns avanços que já tinham sido obtidos – comentou o secretário. 

Antes do fim de semana prolongado, a Prefeitura anunciou que o feriado da Independência serviria como teste para os próximos. Com o fracasso nas medidas para impedir a grande concentração nas praias, restrições podem ser publicadas nas próximas semanas. Não foi divulgada a data para a realização de um balanço interno no governo.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.