sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
RISCO DE RETROCESSO?

Feriadão de praias lotadas pode levar a recuo nas flexibilizações em Cabo Frio

Prefeitura chegou a registrar ocorrência por intimidações e ameaças feitas por banhistas

09 setembro 2020 - 17h16Por Rodrigo Branco

As praias lotadas de Cabo Frio durante o feriadão – cenas amplamente divulgadas inclusive na mídia nacional – podem cobrar o seu preço com relação ao processo de flexibilização no município em meio à pandemia. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário de Turismo, Manoel Vieira, admitiu que pode haver recuo nas medidas de reabertura já tomadas.

Vieira lamentou ainda as ameaças e intimidações aos fiscais da Prefeitura durante o trabalho de abordagem a banhistas durante o fim de semana prolongado. Por decreto municipal, a permanência nas praias está proibida em Cabo Frio, mas a determinação foi completamente ignorada pelos frequentadores, em especial, da Praia do Forte. 

– A Prefeitura de Cabo Frio destacou praticamente todo o efetivo dela para contenção junto às barreiras, nos acessos à cidade e também nas principais praias. Mesmo assim, o resultado não foi o esperado através da publicação dos decretos, que permitiam o uso da praia apenas para fins esportivos. Realmente, a quantidade de turistas que veio para cidade foi muito acima do imaginado num momento de crise de Covid-19. Além de tudo, a receptividade aos dispositivos do decreto também ficou muito abaixo daquilo que se imaginava. Houve muita resistência, até ameaças contra os servidores do município e isso fez com que a Prefeitura tivesse muita dificuldade no cumprimento da lei. Realmente, o decreto não foi assimilado pela população e isso é uma pena porque vai determinar certamente um recuo da Prefeitura a alguns avanços que já tinham sido obtidos – comentou o secretário. 

Antes do fim de semana prolongado, a Prefeitura anunciou que o feriado da Independência serviria como teste para os próximos. Com o fracasso nas medidas para impedir a grande concentração nas praias, restrições podem ser publicadas nas próximas semanas. Não foi divulgada a data para a realização de um balanço interno no governo.