quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Feirantes de Tamoios protestam na Prefeitura de Cabo Frio

​Grupo reclamou de mudança de local das feiras agropecuária e de artesanato

17 abril 2019 - 10h07
Feirantes de Tamoios protestam na Prefeitura de Cabo Frio

Um grupo de aproximadamente 40 pessoas, entre feirantes e artesãos de Tamoios, fez um protesto na tarde de ontem em frente à sede da Prefeitura de Cabo Frio, no Centro, para reclamar da mudança de local das feiras agropecuária e de artesanato. A transferência de local, segundo os manifestantes, foi feita sem que os trabalhadores tenham sido consultados.

O grupo permaneceu por mais de um hora na praça com cartazes para cobrar uma audiência com o prefeito Adriano Moreno (Rede) para debater sobre a mudança do espaço, mas o máximo que conseguiram foi serem recebidos por vereadores no auditório. Os parlamentares comprometeram-se a levar as reivindicações para o prefeito. Alguns deles comentaram o assunto na sessão da Câmara Municipal, horas mais tarde.

No último sábado, as estruturas dos feirantes já foram montadas no novo local, na Avenida Beira-Mar, próximo à orla. As antigas feiras ficavam na Avenida Independência. Um dos principais argumentos dados pelos trabalhadores para se colocarem contra a mudança é que o novo local tem muita ação do vento, o que atrapalha as vendas. Com o impasse, a feira de artesanato não foi realizada no domingo, como acontece de costume. 

Outro ponto que irritou bastante os feirantes foi a alegação do governo, em texto publicado pela assessoria, de que a mudança havia sido “um sucesso’, o que foi negado. A prefeitura não se manifestou ontem sobre o protesto, mas já havia alegado que “com a mudança de local, o trânsito na Rodovia Amaral Peixoto melhorou consideravelmente, diminuindo os congestionamentos e melhorando a travessia dos pedestres” e que “a Avenida Independência também ficou desobstruída, diminuindo assim, os riscos de acidentes”.

O prefeito Adriano chegou a declarar que mudanças “causam reações” e o secretário de Agricultura, José Dias, afirmou que “a mudança foi pensada no sentido de melhorar a segurança de todos”.

– Nesse primeiro momento, os resultados estão sendo satisfatórios. O trânsito melhorou em todos os aspectos. Gostaria de agradecer a todos os setores da subprefeitura de Tamoios pelo apoio nessa mudança. Eles são parte vital dessa engrenagem. E também ao organizador da feira, Abraão Marcos, que esteva lá desde às 2h da manhã para orientar os feirantes – alegou o secretário.

 

*Foto RC24h