quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Geral

Feira Livre Periurbana recebe projeto ‘IFF na Feira’

Evento tem o objetivo de melhorar o pensamento crítico da população na diversidade cultural e popular local

26 junho 2019 - 11h00
Feira Livre Periurbana recebe projeto ‘IFF na Feira’

A Feira Livre Periurbana de Búzios recebe neste sábado a segunda edição do projeto de extensão do Instituto Federal Fluminense “IFF na Feira”. O evento é realizado por Professores e alunos dos Cursos de Tecnologia em Gastronomia e Técnico em Cozinha do IFF. O projeto tem como objetivo fomentar o pensamento crítico nas questões relacionadas à cadeia produtiva local e o papel da sociedade no processo.

Fundada em 6 de dezembro de 2014 com apoio da Prefeitura de Búzios,  a Feira Livre Periurbana de Búzios passou a ser um local de socialização para moradores e turistas.  Realizada todas as noites de quinta das 19h às 23h e sábado das 7h às 15h, na Praça Dona Dita, na Ferradura, a Feira vai além de um espaço de interação entre pessoas; busca preservar a diversidade da cultura popular e alimentar.

Segundo os organizadores, serão discutidos assuntos relacionados à cultura alimentar regional e formas de preservação e valorização desse patrimônio. Temas como segurança alimentar, soberania alimentar, agroecologia e desperdícios de alimentos também estarão em pauta.

– O evento aborda, além disso, a gastronomia como viés acadêmico, tornando acessível ao público, alunos, feirantes e demais frequentadores da Feira, as pesquisas desenvolvidas no Campus – explica Wellington dos Santos, Professor responsável pelo projeto.

A programação conta com roda de conversas e as atividades livres “Cozinhar, por quê?” e “Tipos de alimentos, como fazer boas escolhas?”. As ações vão abordar a importância do ato de cozinhar e os tipos de alimentos que devem ser usados para uma alimentação saudável.

Para quem gosta de desfrutar o prazer de uma boa comida, o evento também terá degustação e cozinha ao vivo.