quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CRAQUE PEDE SOCORRO

Família faz vaquinha para ajudar ex-jogador Catita

Ex-atleta de grandes clubes cariocas hoje mora em Arraial, onde se recupera de seu nono AVC

11 fevereiro 2021 - 17h13Por Julian Viana

Adilson Geraldo Baptista é o nome de batismo, mas no mundo da bola, ele atende como Catita. Em 78 anos de vida, o ex-jogador passou por grandes times do futebol brasileiro, como Vasco, Bangu e Botafogo. Catita também se tornou uma lenda do futebol internacional, após atuar no Fútbol Club Motagua, um clube de Honduras, na América Central, onde jogou a partir de 1967. Durante a carreira, Catita teve o privilégio de conhecer ícones como o Pelé e o Carlos Alberto Torres. Mas agora o adversário é mais duro. Atualmente morando em Arraial do Cabo, o ex-atleta se recupera do nono acidente vascular cerebral (AVC), e seus familiares promovem uma vaquinha com o intuito de ajudar nos custos do tratamento do antigo meio-campista. 

Como Catita está impossibilitado de falar por conta da recuperação, a Folha conversou com familiares do ex-atleta, que relataram a necessidade de uma ajuda de custo. Para isso, a vaquinha é considerada essencial. Por conta da pandemia da Covid-19, os parentes foram orientados a realizar os exames necessários em unidades particulares. Hemograma completo, tomografia e eletrocardiograma, entre outros, já foram feitos. Em um deles, uma infecção foi constatada, e o atleta precisou de cuidados especiais. 

Filho do antigo boleiro, Adson Rivera conta que dedica todo o tempo para cuidar do pai e auxiliar na recuperação dele. 

– Estou 100% do meu tempo cuidando do meu pai por conta do último AVC que ele teve, no dia 15 de janeiro. Ele ainda está se recuperando. Está voltando a comer, voltando a falar aos poucos e voltando a andar com a minha ajuda. Ele está em processo de recuperação – conta Adson. 

Segundo os familiares, a rotina acaba sendo cansativa pela falta de recursos. O banho, por exemplo, é feito na cama. Por ficar muito tempo deitado, por vezes, Catita chega a desenvolver escaras, que são  feridas da pele comuns em pessoas acamadas. 

Atualmente, a família vive de aluguel em uma casa considerada inadequada para a recuperação do ex-atleta.  Os familiares também pedem a ajuda porque têm o objetivo de se mudarem para uma casa própria, mais confortável, que já começou a ser construída e está com a obra inacabada. 

– Meu pai é natural do Rio de Janeiro, mas a gente mora aqui [Arraial do Cabo] há cinco anos. Em 2003, a minha mãe esteve na região e comprou um terreno em Arraial para construir uma casa quando o meu pai se aposentasse. Infelizmente, ela acabou morrendo e nos mudamos para cá com o intuito de terminar a obra – conta uma da filhas do Catita, Vanessa Rivera. 

Além de concluir a obra da nova casa, os familiares do antigo craque também esperam  ajuda financeira para a compra de uma cama hospitalar e de uma cadeira de banho. 

– Neste momento, as dificuldades são muitas para cuidar dele, sem que ele sofra. As escaras doem e a cama onde ele se encontra não é a adequada. Ele reclama de dores. Acreditamos que temos que ter mais cuidados especiais com ele neste momento – desabafa Vanessa.  

Os interessados em ajudar poderão participar da vaquinha que se encontra no site www.vakinha.com.br. O ID é o 1760158. A meta é arrecadar um valor de R$ 5 mil.