terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
3º TACK FESTIVAL

Faetec de Bacaxá participa de evento virtual de tecnologia, educação e cultura

Projeto finalista da escola é 'game' que trata de conservação e preservação do meio ambiente

07 maio 2021 - 20h52Por Redação

Em sua terceira edição, o Tack Festival se firma como um dos mais importantes eventos de tecnologia, educação e cultura do país. O evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de maio. Entre palestras, debates, oficinas e painéis, o público terá acesso a questões ligadas à inovação, empreendedorismo e cultura para todas as idades, além do Desafio Tack, que teve o envolvimento de 20 escolas da cidade do Rio de Janeiro e cerca de 240 alunos do ensino médio de escolas públicas, técnicas e privadas na primeira etapa do evento.

E no dia 13 haverá a final do Desafio Tack, um desafio cultural e empreendedor para jovens do ensino médio de escolas cariocas. E a Escola Técnica Estadual  Faetec Bacaxá, em Saquarema, ficou entre as finalistas do evento. O projeto da escola foi o Green League. A Equipe Jano X desenvolveu um game mobile (plataforma gameficada) com o objetivo de solucionar o problema proposto no TACK 03.  

Trata-se de um jogo para que jovens possam aprender de forma prática e intuitiva medidas de ações para a conservação e preservação do meio ambiente. O jogador realiza tarefas diárias que contemplam a pauta ambiental desde a teoria à prática e que promovem a transformação do comportamento dos jovens diante à problemática. Criamos um esquema de recompensas que utiliza uma moeda virtual (Green Coins) como um método atrativo para manter o jovem engajado, já que podem ser trocadas por produtos/serviços reais (uber, ifood, gifts cards, etc). 

Também chegaram à final do evento a Escola Técnica Estadual Faetec Adolfo Bloch (São Cristóvão), a Escola Técnica Estadual Juscelino Kurbitschek (Jardim América) e a Escola Técnica Estadual Faetec Henrique Lage (Niterói). Os grupos apresentarão seus projetos e um sairá vencedor.

Idealizado e realizado pela ID Cultural, o Festival chega à sua terceira edição, que acontecerá on-line. André Carrano, sócio-diretor da ID Cultural, explica o motivo do sucesso: "O Tack Festival é um evento único, tem o intuito de promover o aprendizado e estimular a criatividade, acreditando no jovem para gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor".

Os painéis contarão com nomes consagrados como Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Adriana Varejão, Maxwell Alexandre e Panmela Castro, além de palestras que abordarão temas como inovação, inteligência artificial, empreendedorismo, universo gamer e cultura. 

Com a finalidade de gerar transformação a partir de ideias e capacidade de realizar, o Tack Festival conta com as parcerias da Junior Achievement, da Fundação Estudar e da Brazil Conference.

Sobre os projetos finalistas Tack 3

Faetec Adolpho Block (São Cristóvão) - Equipe Resolva Já 

A idealização da Vegame veio através do nosso desejo de entregar uma solução divertida para os jovens que se sentem desmotivados a praticar um estilo de vida respeitoso tanto com o meio ambiente quanto para os usuários. 

Faetec Henrique Lage (Niterói)  - Equipe BDHL 

ReciclApp é a ideia de um aplicativo inovador e de ideais igualitários que por meio da reciclagem permitirá o acesso à cultura, educação e capacitação principalmente da parcela mais pobre da sociedade. Por meio de parcerias, o lixo coletado se transformará em pontos ao ser entregue a centros de reciclagem que por sua vez poderão ser trocados por ingressos ao museu, cinema, teatro, livros e até mesmo cursos em geral ou de capacitação. O indivíduo ajudará a reestruturação do meio ambiente ao mesmo tempo em que se aprimora e desenvolve pessoalmente. Com isto em prática, é possível, também, revolucionar o emprego informal de catadores de lixo e até mesmo empregar novas pessoas, movimentando o mercado de trabalho e garantindo que todos tenham acesso ao que era para ser universal: a cultura e a educação 

Faetec Juscelino Kurbitschek (Jardim America) - Equipe Profitrash  

A Buygreen é uma startup cujo objetivo é o desenvolvimento de um marketplace, disponibilizado através de um aplicativo, onde serão vendidos produtos fabricados com material sustentável. Visando, assim, uma nova visão sobre a interdependência entre o consumo e a poluição, e associando o consumo à preservação. 

Faetec Hélber Vignoli Muniz (Saquarema) - Equipe Jano X 

Projeto Green League. A Equipe Jano X desenvolveu um game mobile (plataforma gameficada) com o objetivo de solucionar o problema proposto no TACK 03. 

Trata-se de um jogo para que jovens possam aprender de forma prática e intuitiva medidas de ações para a conservação e preservação do meio ambiente. O jogador realiza tarefas diárias que contemplam a pauta ambiental desde a teoria à prática e que promovem a transformação do comportamento dos jovens diante à problemática. Criamos um esquema de recompensas que utiliza uma moeda virtual (Green Coins) como um método atrativo para manter o jovem engajado, já que podem ser trocadas por produtos/serviços reais (uber, ifood, gifts cards, etc). 

Faetec Oscar Tenório (Mal. Hermes) - Equipe Innovate 

Projeto Innovate Green. Nosso projeto se trata de um aplicativo que busca fazer com que os jovens tenham mais conhecimento e interesse sobre o meio ambiente através do uso da tecnologia. Nele, tarefas serão disponibilizadas em troca de pontos. Com essa pontuação, o usuário poderá trocar por recompensas, tendo como objetivo criar um hábito e motivá-los a continuar esse trabalho em prol da natureza. 

As tarefas feitas serão compartilhadas em um feed, onde usuários poderão obter e fornecer conhecimento. O aplicativo consiste em uma fonte de conhecimento através de indicações de diversos conteúdos com temas ambientais variados. 

Sobre o Desafio Tack

É um desafio cultural empreendedor para jovens do ensino médio de escolas cariocas. O Desafio Tack é baseado na metodologia do programa Innovation Camp, da ONG Junior Achievement – maior organização de empreendedorismo jovem do mundo.

O objetivo é que as equipes de alunos encontrem soluções inovadoras utilizando a tecnologia para questões culturais. Este ano o desafio tem como tema a preservação e restauração dos ecossistemas e oceanos alinhado com as diretrizes da ONU para a década da restauração, que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.

Sobre a ID CUltural

Uma das mais reconhecidas e competentes empresas de marketing cultural do Brasil. A ID Cultural tem o foco no exemplo. Chamamos de "Cultura Exemplar". Tem como missão tornar cada projeto que realizamos em exemplo a ser seguido. 

A ID Cultural presta consultoria para empresas e pessoas físicas em leis de incentivo de todas as esferas: municipal, estadual e federal.

Produz  documentários, séries de televisão, web séries e longas metragens, além  de prestar consultoria para  algumas das principais empresas internacionais de streaming e VOD. Edita também livros de arte, fotografia, história, biografia, contos e poesias com parceiros consagrados e premiados em todo o Brasil.

Cuida do planejamento e gestão de ações e projetos culturais e esportivos, criando projetos totalmente customizados. E ainda presta consultoria de marketing e assessoria de imprensa. Realizando, assim, todas as etapas  dos projetos, desde a concepção da ideia, pesquisa, captação de  recursos, produção e execução até a prestação de contas.

A ID Cultural é uma das principais empresas de captação de recursos do país. Ajuda pessoas e empresas a realizarem seus projetos culturais e esportivos buscando verba no mercado. Seja através de leis de incentivo ou verba direta de patrocinadores e apoiadores. Ao todo, já captou recursos para mais de 150 projetos nos últimos 5 anos. Diversos filmes, documentários, séries de televisão, livros, peças de teatro, ações culturais entre outras, foram beneficiados pela ID nesse período.

PROGRAMAÇÃO TACK FESTIVAL

11/5

14h - Jornada QR Culture - Do Tack Festival para o Mundo > Equipe Campeã Tack 1 conta sua trajetória desde o Desafio Tack até implantação do projeto e acesso ao mercado de trabalho

15h – Arte no TACK - João Vergara e Shélida Silverio entrevistam Carlos Vergara 

16hs – Liv Plataforma Inteligente

17h –  "Poder do indivíduo para a transformação" > Fe Cortez, ativista, idealizadora do Menos 1 Lixo e pensadora da Nova Era.

19h – Arte no TACK - João Vergara e Shélida Silvério entrevistam Maxwell Alexandre 

12/5

14h – Arte no TACK - João Vergara e Shélida Silverio entrevistam Vik Muniz 

15h – O Papel das Empresas na Organização Social >  Martha Leonardis (BTG Soma) com Paula Fabiani e Leo Contijo 

16h – Arte no TACK - João Vergara e Victor Gorgulho entrevistam Beatriz Milhazes 

17h – Brincadeira de gente grande: Varejo e o Universo Game em um mercado de novas oportunidades > Retailment, novas profissões e as oportunidades no universo gamer: a gamificação muito além dos jogos – Parceria BR Malls / Final Level

18h – Arte no TACK - João Vergara e Victor Gorgulho entrevistam Panmela Castro 

19h –Experiências e Desafios do Empreendedorismo > Marina Araújo (repórter) conversa com André Sá (Klivo), Augusto Lins (Stone), Igor Senra (Cora) e Ney Paranaguá (Maida.health) 

13/5

14h – Arte no TACK - João Vergara e Victor Gorgulho entrevistam  Adriana Varejão 

15h - "Inteligência Artificial, Diversidade Cultural e Sustentabilidade - O ponto onde futuros se encontram > Com Gisele Santos (Google Inovator / Human:ia) e Felipe Menezes (WTF!School)

16h - Como a AI pode mudar o mundo – Leonardo Machado (Viságio) 

17h - O Impacto da Arte Urbana nas Comunidades Cariocas > Gabriel Pavão conversa com Karla Felizardo, Acme, Frevo, Kajaman, Lu Brasil e Chico Silva.  

18h - Transmissão Ao Vivo da Final do Desafio Tack 3 

Serviço
Tack Festival 3
On line e gratuito
Data: 11, 12 e 13 de maio
Local: tackfestival.com