Assine Já
quinta, 17 de junho de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 42971 Óbitos: 1659
Confirmados Óbitos
Araruama 10577 334
Armação dos Búzios 5176 57
Arraial do Cabo 1486 82
Cabo Frio 11408 615
Iguaba Grande 4427 107
São Pedro da Aldeia 5868 254
Saquarema 4029 210
Últimas notícias sobre a COVID-19
3º TACK FESTIVAL

Faetec de Bacaxá participa de evento virtual de tecnologia, educação e cultura

Projeto finalista da escola é 'game' que trata de conservação e preservação do meio ambiente

07 maio 2021 - 20h52Por Redação

Em sua terceira edição, o Tack Festival se firma como um dos mais importantes eventos de tecnologia, educação e cultura do país. O evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de maio. Entre palestras, debates, oficinas e painéis, o público terá acesso a questões ligadas à inovação, empreendedorismo e cultura para todas as idades, além do Desafio Tack, que teve o envolvimento de 20 escolas da cidade do Rio de Janeiro e cerca de 240 alunos do ensino médio de escolas públicas, técnicas e privadas na primeira etapa do evento.

E no dia 13 haverá a final do Desafio Tack, um desafio cultural e empreendedor para jovens do ensino médio de escolas cariocas. E a Escola Técnica Estadual  Faetec Bacaxá, em Saquarema, ficou entre as finalistas do evento. O projeto da escola foi o Green League. A Equipe Jano X desenvolveu um game mobile (plataforma gameficada) com o objetivo de solucionar o problema proposto no TACK 03.  

Trata-se de um jogo para que jovens possam aprender de forma prática e intuitiva medidas de ações para a conservação e preservação do meio ambiente. O jogador realiza tarefas diárias que contemplam a pauta ambiental desde a teoria à prática e que promovem a transformação do comportamento dos jovens diante à problemática. Criamos um esquema de recompensas que utiliza uma moeda virtual (Green Coins) como um método atrativo para manter o jovem engajado, já que podem ser trocadas por produtos/serviços reais (uber, ifood, gifts cards, etc). 

Também chegaram à final do evento a Escola Técnica Estadual Faetec Adolfo Bloch (São Cristóvão), a Escola Técnica Estadual Juscelino Kurbitschek (Jardim América) e a Escola Técnica Estadual Faetec Henrique Lage (Niterói). Os grupos apresentarão seus projetos e um sairá vencedor.

Idealizado e realizado pela ID Cultural, o Festival chega à sua terceira edição, que acontecerá on-line. André Carrano, sócio-diretor da ID Cultural, explica o motivo do sucesso: "O Tack Festival é um evento único, tem o intuito de promover o aprendizado e estimular a criatividade, acreditando no jovem para gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor".

Os painéis contarão com nomes consagrados como Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Adriana Varejão, Maxwell Alexandre e Panmela Castro, além de palestras que abordarão temas como inovação, inteligência artificial, empreendedorismo, universo gamer e cultura. 

Com a finalidade de gerar transformação a partir de ideias e capacidade de realizar, o Tack Festival conta com as parcerias da Junior Achievement, da Fundação Estudar e da Brazil Conference.

Sobre os projetos finalistas Tack 3

Faetec Adolpho Block (São Cristóvão) - Equipe Resolva Já 

A idealização da Vegame veio através do nosso desejo de entregar uma solução divertida para os jovens que se sentem desmotivados a praticar um estilo de vida respeitoso tanto com o meio ambiente quanto para os usuários. 

Faetec Henrique Lage (Niterói)  - Equipe BDHL 

ReciclApp é a ideia de um aplicativo inovador e de ideais igualitários que por meio da reciclagem permitirá o acesso à cultura, educação e capacitação principalmente da parcela mais pobre da sociedade. Por meio de parcerias, o lixo coletado se transformará em pontos ao ser entregue a centros de reciclagem que por sua vez poderão ser trocados por ingressos ao museu, cinema, teatro, livros e até mesmo cursos em geral ou de capacitação. O indivíduo ajudará a reestruturação do meio ambiente ao mesmo tempo em que se aprimora e desenvolve pessoalmente. Com isto em prática, é possível, também, revolucionar o emprego informal de catadores de lixo e até mesmo empregar novas pessoas, movimentando o mercado de trabalho e garantindo que todos tenham acesso ao que era para ser universal: a cultura e a educação 

Faetec Juscelino Kurbitschek (Jardim America) - Equipe Profitrash  

A Buygreen é uma startup cujo objetivo é o desenvolvimento de um marketplace, disponibilizado através de um aplicativo, onde serão vendidos produtos fabricados com material sustentável. Visando, assim, uma nova visão sobre a interdependência entre o consumo e a poluição, e associando o consumo à preservação. 

Faetec Hélber Vignoli Muniz (Saquarema) - Equipe Jano X 

Projeto Green League. A Equipe Jano X desenvolveu um game mobile (plataforma gameficada) com o objetivo de solucionar o problema proposto no TACK 03. 

Trata-se de um jogo para que jovens possam aprender de forma prática e intuitiva medidas de ações para a conservação e preservação do meio ambiente. O jogador realiza tarefas diárias que contemplam a pauta ambiental desde a teoria à prática e que promovem a transformação do comportamento dos jovens diante à problemática. Criamos um esquema de recompensas que utiliza uma moeda virtual (Green Coins) como um método atrativo para manter o jovem engajado, já que podem ser trocadas por produtos/serviços reais (uber, ifood, gifts cards, etc). 

Faetec Oscar Tenório (Mal. Hermes) - Equipe Innovate 

Projeto Innovate Green. Nosso projeto se trata de um aplicativo que busca fazer com que os jovens tenham mais conhecimento e interesse sobre o meio ambiente através do uso da tecnologia. Nele, tarefas serão disponibilizadas em troca de pontos. Com essa pontuação, o usuário poderá trocar por recompensas, tendo como objetivo criar um hábito e motivá-los a continuar esse trabalho em prol da natureza. 

As tarefas feitas serão compartilhadas em um feed, onde usuários poderão obter e fornecer conhecimento. O aplicativo consiste em uma fonte de conhecimento através de indicações de diversos conteúdos com temas ambientais variados. 

Sobre o Desafio Tack

É um desafio cultural empreendedor para jovens do ensino médio de escolas cariocas. O Desafio Tack é baseado na metodologia do programa Innovation Camp, da ONG Junior Achievement – maior organização de empreendedorismo jovem do mundo.

O objetivo é que as equipes de alunos encontrem soluções inovadoras utilizando a tecnologia para questões culturais. Este ano o desafio tem como tema a preservação e restauração dos ecossistemas e oceanos alinhado com as diretrizes da ONU para a década da restauração, que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.

Sobre a ID CUltural

Uma das mais reconhecidas e competentes empresas de marketing cultural do Brasil. A ID Cultural tem o foco no exemplo. Chamamos de "Cultura Exemplar". Tem como missão tornar cada projeto que realizamos em exemplo a ser seguido. 

A ID Cultural presta consultoria para empresas e pessoas físicas em leis de incentivo de todas as esferas: municipal, estadual e federal.

Produz  documentários, séries de televisão, web séries e longas metragens, além  de prestar consultoria para  algumas das principais empresas internacionais de streaming e VOD. Edita também livros de arte, fotografia, história, biografia, contos e poesias com parceiros consagrados e premiados em todo o Brasil.

Cuida do planejamento e gestão de ações e projetos culturais e esportivos, criando projetos totalmente customizados. E ainda presta consultoria de marketing e assessoria de imprensa. Realizando, assim, todas as etapas  dos projetos, desde a concepção da ideia, pesquisa, captação de  recursos, produção e execução até a prestação de contas.

A ID Cultural é uma das principais empresas de captação de recursos do país. Ajuda pessoas e empresas a realizarem seus projetos culturais e esportivos buscando verba no mercado. Seja através de leis de incentivo ou verba direta de patrocinadores e apoiadores. Ao todo, já captou recursos para mais de 150 projetos nos últimos 5 anos. Diversos filmes, documentários, séries de televisão, livros, peças de teatro, ações culturais entre outras, foram beneficiados pela ID nesse período.

PROGRAMAÇÃO TACK FESTIVAL

11/5

14h - Jornada QR Culture - Do Tack Festival para o Mundo > Equipe Campeã Tack 1 conta sua trajetória desde o Desafio Tack até implantação do projeto e acesso ao mercado de trabalho

15h – Arte no TACK - João Vergara e Shélida Silverio entrevistam Carlos Vergara 

16hs – Liv Plataforma Inteligente

17h –  "Poder do indivíduo para a transformação" > Fe Cortez, ativista, idealizadora do Menos 1 Lixo e pensadora da Nova Era.

19h – Arte no TACK - João Vergara e Shélida Silvério entrevistam Maxwell Alexandre 

12/5

14h – Arte no TACK - João Vergara e Shélida Silverio entrevistam Vik Muniz 

15h – O Papel das Empresas na Organização Social >  Martha Leonardis (BTG Soma) com Paula Fabiani e Leo Contijo 

16h – Arte no TACK - João Vergara e Victor Gorgulho entrevistam Beatriz Milhazes 

17h – Brincadeira de gente grande: Varejo e o Universo Game em um mercado de novas oportunidades > Retailment, novas profissões e as oportunidades no universo gamer: a gamificação muito além dos jogos – Parceria BR Malls / Final Level

18h – Arte no TACK - João Vergara e Victor Gorgulho entrevistam Panmela Castro 

19h –Experiências e Desafios do Empreendedorismo > Marina Araújo (repórter) conversa com André Sá (Klivo), Augusto Lins (Stone), Igor Senra (Cora) e Ney Paranaguá (Maida.health) 

13/5

14h – Arte no TACK - João Vergara e Victor Gorgulho entrevistam  Adriana Varejão 

15h - "Inteligência Artificial, Diversidade Cultural e Sustentabilidade - O ponto onde futuros se encontram > Com Gisele Santos (Google Inovator / Human:ia) e Felipe Menezes (WTF!School)

16h - Como a AI pode mudar o mundo – Leonardo Machado (Viságio) 

17h - O Impacto da Arte Urbana nas Comunidades Cariocas > Gabriel Pavão conversa com Karla Felizardo, Acme, Frevo, Kajaman, Lu Brasil e Chico Silva.  

18h - Transmissão Ao Vivo da Final do Desafio Tack 3 

Serviço
Tack Festival 3
On line e gratuito
Data: 11, 12 e 13 de maio
Local: tackfestival.com

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.