sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
VIOLAÇÃO DE POLÍTICA INTERNA

Facebook remove contas falsas ligadas à família Bolsonaro e ao PSL

Empresa afirmou que rede dissemina conteúdo ‘inautêntico’ na internet

08 julho 2020 - 17h26Por Redação

O Facebook informou nesta quarta-feira (8) que removeu uma rede de contas e páginas falsas ligadas a assessores da família do presidente Jair Bolsonaro e parlamentares do PSL. De acordo com a empresa, a rede dissemina ‘conteúdo inautêntico’ nas suas publicações. O grupo publicava notícias, eventos e críticas a opositores e jornalistas, entre outros conteúdos que violavam a política interna da rede social. A varredura também foi feita no Instagram.

A empresa anunciou ainda que os responsáveis pelas contas tentavam omitir a identidade, porém a apuração levou a assessores dos deputados estaduais Anderson Moraes e Alana Passos, ambos do PSL; do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP); do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e do próprio presidente da República.

Ao todo, foram apagadas 35 contas, 14 páginas e um grupo no Facebook, além de 38 páginas no Instagram. O grupo removido reunia 350 pessoas. Pelo levantamento, 883 mil pessoas seguiam uma ou mais dessa páginas no Facebook; e 917 mil seguiam as páginas no Instagram. Além disso, foram pagos 1,5 mil dólares, em reais, por anúncios nessas páginas.