sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
São Pedro

Exposição de artesanato movimenta casa de cultura em São Pedro

 Mais de 300 peças estão à venda no local, com preços a partir de R$ 0,50

21 agosto 2019 - 16h43
Exposição de artesanato movimenta casa de cultura em São Pedro

A exposição de artesanato “Mãos que trabalham, mentes que criam o belo”, segue até o dia 08 de setembro, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro de São Pedro da Aldeia. A mostra reúne trabalhos de 28 artistas da Associação de Artesãos da cidade, da Casa da Neusa e da Casa do Marinheiro. Mais de 300 peças estão à venda no local, com preços a partir de R$ 0,50. Entre os artesanatos expostos estão bijouterias em geral, artigos de decoração e utilitários para o lar. A visitação gratuita pode ser feita de segunda a quinta-feira, das 9h às 20h, e de sexta a domingo, das 9h às 22h. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura.

A exposição, aberta no mês de julho, tem como objetivo celebrar o artesanato como manifestação artística e instrumento terapêutico, dar visibilidade a produções locais, além de homenagear as artesãs em atividade no município. “Cada peça é única e traz consigo um pouco da história e do talento de cada artista. São trabalhos belíssimos, com preços populares. Sempre que as nossas queridas artesãs expõem aqui, trazem mais vida para essa casa“, comentou a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.

Até o início do mês de setembro, estarão à venda no local diversos artigos artesanais, como porta-retratos decorados, porta-trecos, bolsas, chaveiros, objetos decorativos, enfeites de mesa, artigos em MDF, kits para banheiro e cozinha, toalhas, bonecas, móbiles, cadernos, canecas, vasos, cachecóis, toucas, quadros, laços, pulseiras, cordões, brincos e acessórios em geral, com técnicas que passeiam pelo fuxico, bordado, crochê, pintura em tecido, pátina, biscuit, patchwork e decoupage, além de trabalhos em feltro, madeira, miçanga e escama de peixe.

Como parte da mostra, as artistas oferecem, ainda, cursos rápidos de artesanato durante a semana, visando fomentar a prática e a formação de novas artesãs. O cronograma inclui cursos especializados em Confecções em Feltro, Pintura em Tecido, Bijouteria, Bordado à Mão Livre, Cartonagem, e Pátina. A iniciativa é totalmente particular, com vagas limitadas e material incluso.

No espaço da Casa da Cultura, os visitantes também podem adquirir, a preços simbólicos, peças produzidas pelas alunas e artesãs do projeto “Bordado Solidário”, da Secretaria Adjunta de Cultura. Todo o valor arrecadado com as vendas é destinado a compra de cobertores em benefício de instituições sociais e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O encaminhamento dos materiais é feito por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

A Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade. O telefone para contato é o (22) 2625 5167.