Assine Já
terça, 27 de julho de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 45921 Óbitos: 1853
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5456 57
Arraial do Cabo 1564 87
Cabo Frio 12520 751
Iguaba Grande 4746 114
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4166 218
Últimas notícias sobre a COVID-19
São Pedro

Exposição de artesanato movimenta casa de cultura em São Pedro

 Mais de 300 peças estão à venda no local, com preços a partir de R$ 0,50

21 agosto 2019 - 16h43
Exposição de artesanato movimenta casa de cultura em São Pedro

A exposição de artesanato “Mãos que trabalham, mentes que criam o belo”, segue até o dia 08 de setembro, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro de São Pedro da Aldeia. A mostra reúne trabalhos de 28 artistas da Associação de Artesãos da cidade, da Casa da Neusa e da Casa do Marinheiro. Mais de 300 peças estão à venda no local, com preços a partir de R$ 0,50. Entre os artesanatos expostos estão bijouterias em geral, artigos de decoração e utilitários para o lar. A visitação gratuita pode ser feita de segunda a quinta-feira, das 9h às 20h, e de sexta a domingo, das 9h às 22h. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura.

A exposição, aberta no mês de julho, tem como objetivo celebrar o artesanato como manifestação artística e instrumento terapêutico, dar visibilidade a produções locais, além de homenagear as artesãs em atividade no município. “Cada peça é única e traz consigo um pouco da história e do talento de cada artista. São trabalhos belíssimos, com preços populares. Sempre que as nossas queridas artesãs expõem aqui, trazem mais vida para essa casa“, comentou a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.

Até o início do mês de setembro, estarão à venda no local diversos artigos artesanais, como porta-retratos decorados, porta-trecos, bolsas, chaveiros, objetos decorativos, enfeites de mesa, artigos em MDF, kits para banheiro e cozinha, toalhas, bonecas, móbiles, cadernos, canecas, vasos, cachecóis, toucas, quadros, laços, pulseiras, cordões, brincos e acessórios em geral, com técnicas que passeiam pelo fuxico, bordado, crochê, pintura em tecido, pátina, biscuit, patchwork e decoupage, além de trabalhos em feltro, madeira, miçanga e escama de peixe.

Como parte da mostra, as artistas oferecem, ainda, cursos rápidos de artesanato durante a semana, visando fomentar a prática e a formação de novas artesãs. O cronograma inclui cursos especializados em Confecções em Feltro, Pintura em Tecido, Bijouteria, Bordado à Mão Livre, Cartonagem, e Pátina. A iniciativa é totalmente particular, com vagas limitadas e material incluso.

No espaço da Casa da Cultura, os visitantes também podem adquirir, a preços simbólicos, peças produzidas pelas alunas e artesãs do projeto “Bordado Solidário”, da Secretaria Adjunta de Cultura. Todo o valor arrecadado com as vendas é destinado a compra de cobertores em benefício de instituições sociais e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O encaminhamento dos materiais é feito por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

A Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade. O telefone para contato é o (22) 2625 5167.