Faleceu no fim de semana, vítima de aneurisma, a ex-diretora do Charitas, em Cabo Frio, Helena Guimarães. A notícia pegou todos de surpresa e deixou o setor cultural da cidade de luto. Por cerca de 30 anos ela esteve à frente da principal casa de cultura da cidade, onde promoveu eventos e recebeu artistas, pesquisadores, produtores e visitantes.
O vereador e ex-secretário de Cultura, Milton Alencar, trabalhou por anos com Helena, e destacou a importância da atuação da amiga:
– Helena é uma perda irreparável. Durante todo o tempo em que fui secretário, ela foi diretora do Charitas. Não tem como substituir a Helena, que foi uma pessoa muito importante para a atividade cultural, ajudava muito, cuidava do Charitas, que é um lugar que eu amo até hoje - comentou.
O atual secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes (Carlão), ressaltou a dimensão humana e profissional de Helena:
– Existem pessoas que não só passam pelas nossas vidas, como também ficam por toda uma eternidade. Há mais de 30 anos, essa mulher proporcionou a todos os segmentos da cultura de Cabo Frio o acolhimento, a dedicação e a atenção carinhosa com que recebia as pessoas no Charitas. Um turbilhão de sentimentos me deixa confuso ao saber que não poderei mais, nesta vida, tomar aquele café da tarde no Charitas. Mas tenho certeza de que seu nome estará escrito nas raízes da nossa Cultura - escreveu em homenagem nas redes sociais.
O professor Luiz Antonio Nogueira lembrou do vínculo inseparável entre Helena e o Charitas:
– Helena sempre foi sinônimo do Charitas. Profissional de primeira qualidade e uma pessoa belíssima. Virou poeira das estrelas, isto é, vida e mais vida para sempre.
A escritora Jaqueline Brum também lamentou a perda:
– Que tristeza! Helena era uma querida, uma pessoa extraordinária! Sempre elegante, gentil… Uma mulher forte, decidida, dedicada e doce. Que notícia mais triste.”
Durante programa na manhã desta terça-feira (9), o radialista Amaury Valério lembrou que Helena era doadora de órgãos, reforçando mais uma vez sua generosidade em vida. Velório será nesta terça (9) ao meio dia, na capela do cemitério Santa Isabel. O enterro será às 16h.