quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Geral

Estudantes da região começam a encarar maratona do Enem

Professor dá dicas para candidatos planejarem as últimas horas do exame

01 novembro 2019 - 21h22
Estudantes da região começam a encarar maratona do Enem
Milhões de estudantes de todo o Brasil começam a decidir a sorte de um ano inteiro de estudos, amanhã, no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Região dos Lagos, não é diferente. Milhares de candidatos farão os testes de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além de uma redação dissertativa-argumentativa.
 
A diferença entre a aprovação e o insucesso está nos detalhes como, por exemplo, conter a ansiedade nas horas que antecedem a prova. O professor de Biologia e coordenador de Ensino Médio e Pré-Vestibular do Pensi, Pedro Rocha, recomenda que os estudantes tenham calma e organizem um plano de ação para o dia, pois tempo é um fator decisivo no Enem. O educador listou abaixo uma série de dicas para o dia que antecede à prova.
Gerenciamento de tempo – Essa é a dica-chave para ir bem no Enem. Fique atento ao horário e saiba dosá-lo. Pesquise em aplicativos o trajeto que será feito e o tempo de deslocamento até o local da prova, depois acrescente 1h30 e saia de casa com antecedência para não se atrasar. Além disso, na hora da prova, é de extrema importância se organizar e distribuir seu tempo, saber exatamente por qual disciplina vai começar e em que momento irá fazer pausas para se alimentar ou ir ao banheiro. O segredo é entender que o Enem não é só uma prova que testa seus conhecimentos, mas também a habilidade de saber gerenciar seu tempo. 
 
De olho nas questões – Ainda em relação ao horário, é muito importante que o aluno não perca tempo com questões muito difíceis. Priorize acertar o maior número de questões fáceis e médias. Dedicar muito tempo às questões mais complicadas fará com que você perca minutos preciosos que poderiam ser dedicados às as questões que tem mais domínio. A minutagem no Enem é um fator decisivo.
 
Hora do lanche – Na hora de escolher os lanches para o dia da prova, opte por alimentos mais rápidos e práticos, como barras de cereal e chocolates pequenos. Dessa forma, o aluno não perde nem a concentração mastigando alimentos barulhentos, por exemplo, e nem tempo na execução da prova.
Organização de documentos – Separe e organize os documentos – originais e em validade viável – que serão levados no dia da prova. Outra dica importante é sempre levar mais de uma caneta esferográfica, de corpo transparente, preta ou azul.
 
Revisão – Na véspera da prova, é sempre bom reservar um tempo, na parte da manhã, para revisar alguns conceitos finais dentro de cada disciplina e ter certeza que os assuntos clássicos e recorrentes estão dominados. Na parte da tarde, o recomendável é que o aluno apenas relaxe e se distraia um pouco.
 
Descansando mente e corpo – Dormir bem e se alimentar de forma leve no dia anterior é fundamental na preparação para o Enem. Com a ansiedade e o nervosismo, muito alunos têm dificuldade para dormir cedo, mas é preciso tentar ao máximo descansar para chegar na prova o mais relaxado possível. Alimentos pesados pode ser mais um fator que dificulte o sono.