quinta, 18 de dezembro de 2025
quinta, 18 de dezembro de 2025
Cabo Frio
21°C
Magnauto
Geral

Estudantes da região começam a encarar maratona do Enem

Professor dá dicas para candidatos planejarem as últimas horas do exame

01 novembro 2019 - 21h22
Estudantes da região começam a encarar maratona do Enem
Milhões de estudantes de todo o Brasil começam a decidir a sorte de um ano inteiro de estudos, amanhã, no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Região dos Lagos, não é diferente. Milhares de candidatos farão os testes de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além de uma redação dissertativa-argumentativa.
 
A diferença entre a aprovação e o insucesso está nos detalhes como, por exemplo, conter a ansiedade nas horas que antecedem a prova. O professor de Biologia e coordenador de Ensino Médio e Pré-Vestibular do Pensi, Pedro Rocha, recomenda que os estudantes tenham calma e organizem um plano de ação para o dia, pois tempo é um fator decisivo no Enem. O educador listou abaixo uma série de dicas para o dia que antecede à prova.
Gerenciamento de tempo – Essa é a dica-chave para ir bem no Enem. Fique atento ao horário e saiba dosá-lo. Pesquise em aplicativos o trajeto que será feito e o tempo de deslocamento até o local da prova, depois acrescente 1h30 e saia de casa com antecedência para não se atrasar. Além disso, na hora da prova, é de extrema importância se organizar e distribuir seu tempo, saber exatamente por qual disciplina vai começar e em que momento irá fazer pausas para se alimentar ou ir ao banheiro. O segredo é entender que o Enem não é só uma prova que testa seus conhecimentos, mas também a habilidade de saber gerenciar seu tempo. 
 
De olho nas questões – Ainda em relação ao horário, é muito importante que o aluno não perca tempo com questões muito difíceis. Priorize acertar o maior número de questões fáceis e médias. Dedicar muito tempo às questões mais complicadas fará com que você perca minutos preciosos que poderiam ser dedicados às as questões que tem mais domínio. A minutagem no Enem é um fator decisivo.
 
Hora do lanche – Na hora de escolher os lanches para o dia da prova, opte por alimentos mais rápidos e práticos, como barras de cereal e chocolates pequenos. Dessa forma, o aluno não perde nem a concentração mastigando alimentos barulhentos, por exemplo, e nem tempo na execução da prova.
Organização de documentos – Separe e organize os documentos – originais e em validade viável – que serão levados no dia da prova. Outra dica importante é sempre levar mais de uma caneta esferográfica, de corpo transparente, preta ou azul.
 
Revisão – Na véspera da prova, é sempre bom reservar um tempo, na parte da manhã, para revisar alguns conceitos finais dentro de cada disciplina e ter certeza que os assuntos clássicos e recorrentes estão dominados. Na parte da tarde, o recomendável é que o aluno apenas relaxe e se distraia um pouco.
 
Descansando mente e corpo – Dormir bem e se alimentar de forma leve no dia anterior é fundamental na preparação para o Enem. Com a ansiedade e o nervosismo, muito alunos têm dificuldade para dormir cedo, mas é preciso tentar ao máximo descansar para chegar na prova o mais relaxado possível. Alimentos pesados pode ser mais um fator que dificulte o sono.

Leia Também

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Cultura

IFF Cabo Frio abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática