Uma escultura em forma de bola de futebol vem chamando a atenção de quem passeia pela Praça Verde do Guta, na orla da Praia do Forte. Trata-se do projeto cultural ‘Energia Para Torcer, do Ministério da Cultura, que une esporte e arte. Onze bolas foram espalhadas por diferentes lugares do estado do Rio – e Cabo Frio foi uma das cidades sorteadas para receber uma delas. A escultura permanece no local até o fim da Copa do Mundo.
– Está muito bonito. A expressão artística tem que ser valorizada sempre. Estamos num ambiente bucólico, que faz os visitantes relaxarem bastante. E a obra de arte é um detalhe a mais. Saio de uma cidade com muito tumulto e venho para Cabo Frio descansar – diz o técnico de informática Jorge Ferreira, 43.
As crianças que brincam na pista de skate também podem se divertir com a escultura. A estudante Kelly Faria, 25, aproveitou para levar a família para conhecer a obra de arte.
– Quanto mais enfeitado a praia ficar, melhor para a cidade. Temos os quiosques e a pista de skate aqui perto. Ou seja, várias opções para pessoas de todas as idades se divertirem. Cabo Frio tem que valorizar a arte. A cidade fica ainda mais bonita.
O publicitário Mário Ferraz, 34, vê a novidade como uma boa forma de divulgação do município.
–Essa arte ainda tem os traços característicos dessa região, que é muito bonita. Estou passeando pela praia com a minha esposa e paramos para tirar foto com a escultura. E combina bastante com a paisagem em que está colocada. É uma boa expressão do lugar calmo que é Cabo Frio.