quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Escritora Rosana Andreia lança livro infantil sobre Teixeira e Sousa

Semana em homenagem ao escritor cabo-friense serviu de inspiração para escritora

12 agosto 2021 - 14h46Por Ascom / Cabo Frio
Escritora Rosana Andreia lança livro infantil sobre Teixeira e Sousa

Será lançado neste sábado (14), em Cabo Frio, o livro “Teixeira e Sousa para crianças”, da editora Foco Letras, e escrito pela ex-professora cabo-friense Rosana Andreia. Atual agraciada pela Câmara Municipal de Cabo Frio, tendo recebido a Comenda Teixeira e Sousa em solenidade que fez parte da 30ª edição da Semana Teixeira e Sousa, Rosana lança o livro infantil no Roma Garden Café, em Cabo Frio, a partir das 13h.

Recém aposentada pela Secretaria de Educação de Cabo Frio, a ex-professora teve a ideia de escrever o livro sobre o romancista cabo-friense após trabalhar por 35 anos como educadora e não encontrar nas escolas algum material sobre Teixeira e Sousa. Após ser convidada para palestrar, em março, na edição 2021 da Semana que homenageia o escritor, Rosana começou a trabalhar na concepção do livro.

“Dei duas oficinas no evento e ali surgiram as ideias. É um trabalho que pode ser lido por qualquer criança e adulto. Tem um texto claro, neutro e também apresenta a proposta em preto e branco para quem quiser pintar. A história da cidade precisa estar em todo lugar, e este livro celebra a literatura, incentiva a arte e apresenta Cabo Frio ao mundo”, afirmou Rosana Andreia, lembrando que ao comprar o livro, o público também levará uma mini caixa de lápis de cor, para quem desejar pintar as ilustrações impressas no trabalho.

Sobre o processo de criação, a autora conta que durou três meses. As ideias das ilustrações passaram pela própria Rosana, com artes produzidas pelo artista cabo-friense Matheus Amorim. Com esta publicação, Rosana Andreia chega ao seu sexto livro.

“Estou muito feliz porque criei neste trabalho um Teixeira e Sousa menino, e tenho certeza que todos vão adorar. É um livro especial, com apresentação de Júlio Emílio Braz, que é um grande escritor nacional de literatura infanto-juvenil. Contei ainda com apoio da pesquisadora Rose Fernandes, que também participou da da Semana Teixeira e Sousa. É um trabalho que nasceu das pesquisas feitas para o evento”, contou Rosana.