terça, 27 de fevereiro de 2024
terça, 27 de fevereiro de 2024
Cabo Frio
25°C
park logs
Park Lagos mobile
CABO FRIO

Escola Manoel Mendes, em Cabo Frio, ganha destaque nacional na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Unidade é uma das 413 escolas de todo o Brasil que completou as etapas propostas pelo programa

16 dezembro 2019 - 14h34Por Redação
Escola Manoel Mendes, em Cabo Frio, ganha destaque nacional na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

A Escola Municipal Manoel Mendes de Souza, no bairro Jardim Nautilus, ganhou destaque nacional na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) 2019, do Ministério da Educação. A iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estimula a prática da alimentação adequada nas escolas. A unidade cabo-friense entrou na lista das 413 escolas em todo o Brasil que completaram as quatro etapas propostas pelo programa.

A jornada abordou os temas “Merendeira como Agente Transformadora da Alimentação Escolar”, “Sustentabilidade na Alimentação Escolar”, “Imagem Corporal e Bullying” e “Movimento + Comida de Verdade = Saúde”.

“Fiquei receosa quando a nutricionista da Secretaria de Educação, Andréa Sá, trouxe a proposta de participar da jornada. Mas, à medida em que os temas foram sendo expostos, fui percebendo que as ações solicitadas já faziam parte da realidade da nossa escola”, contou a diretora da unidade escolar, Gabriela Bicalho.

O objetivo da EAN é incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas, tendo como tema norteador a promoção da alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.

“A alimentação da escola é realizada junto às merendeiras, com cardápio formulado e orientado pelas nutricionistas, atendendo a proposta pedagógica dos professores e a parceria com os agentes da saúde. Todas essas ações são debatidas na escola e fazem parte do nosso dia a dia. Foi muito interessante sistematizar e perceber todo o trabalho desenvolvido. A proposta do FNDE foi rica e dinâmica”, completou Gabriela.