sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CONSCIENTIZAÇÃO

Enel realiza "Operação Energia Legal" em Armação dos Búzios

Nesta edição serão sorteadas 30 geladeiras para os clientes que participarem do evento.

24 janeiro 2023 - 14h25Por Redação
Enel realiza "Operação Energia Legal" em Armação dos Búzios

A Enel Distribuição Rio realiza, de hoje (24) até sexta (27), a operação Energia Legal em Armação dos Búzios. Uma força-tarefa, formada por equipes de inspeção com o apoio da Polícia Civil, estará em ação para fiscalizar e retirar ligações clandestinas no município. O objetivo é combater fraudes e furtos de energia, bem como conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos desta prática. Além disso, a distribuidora vai oferecer uma série de serviços durante a operação: troca de geladeiras e lâmpadas, atendimento móvel, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.   


Em 36 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 16.358 clientes, sendo 15.068 em residências e 1.290 em estabelecimentos comerciais nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019.   


Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.  


Quem adota a prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, está colocando a própria vida e a da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo ser fatais.  


Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.enel.com.br/, ou o aplicativo Enel Rio ou a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.   


TROCA DE GELADEIRAS  


Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar no estande do projeto montado na Avenida Parque, 232 (Praça Benedita Santos da Silva), até o dia 26 de janeiro às 12h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado no mesmo local, dia 26, às 17h. 


Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação já terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (27), das 9h às 12h, no mesmo local onde serão feitos os cadastros.  


ATENDIMENTOS E CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA  


Durante a operação, os moradores de Búzios também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento, que ficará localizada nos seguintes pontos: Estrada dos Búzios, Cem Braças e Loteamento Portal da Ferradura. Nessa unidade, os clientes poderão solicitar serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade. 


Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro e realizar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.       


CADASTRAMENTO PARA A TROCA DE GELADEIRAS  
Data: de 24 a 26/01 
Horário: 9h às 17h (dias 24 e 25) e 9h às 12h (dia 26)  


SORTEIO DAS GELADEIRAS  
Data: 26/01  
Horário: a partir das 17h  


ENTREGA DAS GELADEIRAS  
Data: 27/01  
Horário: 9h às 12h  
Local: Avenida Parque, 232 (Praça Benedita Santos da Silva)  


UNIDADE MÓVEL  
Dia 24/01 (terça) 
Local: Praça INEFI  
Endereço: Rua Ermelinda, 2, Estrada dos Búzios (em frente ao restaurante Pastel na Kombi)  
Horário: 8h30 às 17h  


Dia 25/01 (quarta) 
Local: Praça de São José  
Endereço: Estrada de Búzios, 17  
Horário: 8h30 às 17h  


Dia 26/01 (quinta) 
Local: Praça do Cem Braças  
Endereço: Rua Esperança, 81, Cem Braças (em frente à quadra poliesportiva)  
Horário: 8h30 às 17h  
  
Dia 27/01 (sexta) 
Local: Praça Benedita Santos da Silva  
Endereço: Avenida Parque, 232, Loteamento Portal da Ferradura 
Horário: 8h30 às 17h