sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
‘GATO’ É CRIME

Enel flagra furto de energia em 20 imóveis de Búzios

Concessionária encontra ligações ilegais em residências e estabelecimentos comerciais

17 janeiro 2020 - 16h03Por Redação

A Enel flagrou furtos de energia em 20 imóveis de Armação dos Búzios durante a operação Energia Legal, realizada na última semana na cidade. Ao todo, foram encontradas ligações ilegais em 12 estabelecimentos comerciais e oito residências. A ação teve o apoio de policiais civis da 127ª DP, de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e de policiais militares do 25º Batalhão. A fiscalização aconteceu nos bairros Geribá, Praia Rasa, Tucuns, Baia Formosa, Cruzeiro, Portal da Ferradura e Manguinhos.

Entre os estabelecimentos comerciais flagrados com ‘gato’ de energia havia  três pousadas, um restaurante e uma loja de conveniência. Por meio do projeto Energia Legala energia recuperada a partir das ligações clandestinas identificadas na região será transformada em doação para a AEP – Associação Educação para Paz. A cada 65 kWh de energia recuperada na operação, a Enel doará R$ 1 para a instituição, limitado ao valor total de R$ 10 mil.

Ao longo da semana, além das ações de combate ao furto de energia, os moradores do município tiveram acesso a diversas ações da companhia, como troca de lâmpadas, facilidades no parcelamento de contas de energia, palestras e orientações sobre o consumo consciente. A operação Energia Legal será realizada em outras cidades da Região dos Lagos nos próximos meses.

Durante a operação, a Enel também ofereceu aos clientes informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia (Baixa Renda), projeto do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. Têm direito ao desconto da Tarifa Social: famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado há menos de dois anos e com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica (Cliente Vital); beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

 Combate ao furto de energia

Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão e multa, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. 

 Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza operações em parceria com a Polícia, além de diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e oportunidades para regularização de consumidores clandestinos. 

 Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.