Assine Já
sábado, 08 de maio de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
20ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37344 Óbitos: 1418
Confirmados Óbitos
Araruama 9540 293
Armação dos Búzios 4603 57
Arraial do Cabo 1313 69
Cabo Frio 9865 521
Iguaba Grande 3733 92
São Pedro da Aldeia 5088 214
Saquarema 3202 172
Últimas notícias sobre a COVID-19
‘GATO’ É CRIME

Enel flagra furto de energia em 20 imóveis de Búzios

Concessionária encontra ligações ilegais em residências e estabelecimentos comerciais

17 janeiro 2020 - 16h03Por Redação

A Enel flagrou furtos de energia em 20 imóveis de Armação dos Búzios durante a operação Energia Legal, realizada na última semana na cidade. Ao todo, foram encontradas ligações ilegais em 12 estabelecimentos comerciais e oito residências. A ação teve o apoio de policiais civis da 127ª DP, de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e de policiais militares do 25º Batalhão. A fiscalização aconteceu nos bairros Geribá, Praia Rasa, Tucuns, Baia Formosa, Cruzeiro, Portal da Ferradura e Manguinhos.

Entre os estabelecimentos comerciais flagrados com ‘gato’ de energia havia  três pousadas, um restaurante e uma loja de conveniência. Por meio do projeto Energia Legala energia recuperada a partir das ligações clandestinas identificadas na região será transformada em doação para a AEP – Associação Educação para Paz. A cada 65 kWh de energia recuperada na operação, a Enel doará R$ 1 para a instituição, limitado ao valor total de R$ 10 mil.

Ao longo da semana, além das ações de combate ao furto de energia, os moradores do município tiveram acesso a diversas ações da companhia, como troca de lâmpadas, facilidades no parcelamento de contas de energia, palestras e orientações sobre o consumo consciente. A operação Energia Legal será realizada em outras cidades da Região dos Lagos nos próximos meses.

Durante a operação, a Enel também ofereceu aos clientes informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia (Baixa Renda), projeto do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. Têm direito ao desconto da Tarifa Social: famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado há menos de dois anos e com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica (Cliente Vital); beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

 Combate ao furto de energia

Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão e multa, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. 

 Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza operações em parceria com a Polícia, além de diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e oportunidades para regularização de consumidores clandestinos. 

 Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.