sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CONSUMIDORES RESIDENCIAIS E SERVIÇOS ESSENCIAIS

Enel confirma suspensão do corte de enegia elétrica por 90 dias

Depois de lei estadual, medida da Aneel foi anunciada nesta terça-feira (24)

25 março 2020 - 10h00Por Redação

A Enel Brasil anunciou nesta quarta-feira (25) que está suspenso o corte no fornecimento de energia elétrica, por falta de pagamento, aos consumidores residenciais (rurais e urbanos) e serviços essenciais durante os próximos 90 dias.

A medida extraordinária por causa da pandemia do novo coronavírus foi definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como quem a concessionária que atua na Região dos Lagos, além de outros municípios do Rio, São Paulo, Ceará e Goiás, mantinha conversas. O Ministério das Minas e Energia também participou do diálogo. Nesta segunda (23), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) sancionou uma lei que impede o corte dos serviços básicos, entre eles energia, água e luz, por falta de pagamento.

A decisão da Aneel, acatada pela Enel, não inclui grandes clientes, como indústrias e comércios, e clientes que cancelarem a modalidade de pagamento por débito automático em conta ou outras formas de pagamento eletrônico. Para reduzir a circulação de pessoas, a Aneel autorizou ainda a emissão da conta de energia pela média do consumo dos últimos 12 meses. Nos casos em que o procedimento for adotado, não serão alteradas as datas de vencimento das contas.

A empresa disse ainda que adotou cuidados de higienização adicionais para os trabalhadores de campo, do call center e dos centros de controle. Os clientes que tiverem condições demanter os pagamentos em dia podem acessar os meios eletrônicos, como débito automático e internet banking. A empresa também reforçou o atendimento em todos os seus canais digitais para que os clientes possam entrar em contato com suas respectivas distribuidoras.

Os canais digitais da companhia funcionam 24 horas por dia. Os clientes podem, gratuitamente, baixar os aplicativos para Android e IOS de cada empresa e ter acesso a serviços, como cadastro de conta em débito automático e fatura por email, além de solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia. Além disso, os clientes ainda podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pelas Centrais de Atendimento de cada Estado: São Paulo (0800 72 72 120), Rio de Janeiro (0800 28 00 120), Ceará (0800 28 50 196) e Goiás (0800 62 01 96).