quarta, 17 de abril de 2024
quarta, 17 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Enel

Enel aponta ligação irregular após corte de energia da Prefeitura

Por falta de pagamento, fornecimento foi interrompido na semana passada em 17 unidades municipais

31 outubro 2019 - 20h56
Enel aponta ligação irregular após corte de energia da Prefeitura
A Enel, concessionária de energia elétrica que atende a Região dos Lagos, confirmou ontem ter flagrado ligações irregulares de energia em duas praças públicas de Cabo Frio, que teriam sido feitas pela Prefeitura.
 
Segundo a Enel, as ligações irregulares foram feitas na Praça de São Cristóvão e na Praça do Teatro Municipal. A energia foi ligada sem autorização após a concessionária ter cortado o fornecimento de energia por falta de pagamento.
 
O corte foi feito na semana anterior, e atingiu 17 unidades da Prefeitura de Cabo Frio.
 
“Técnicos da Enel Distribuição Rio flagraram  as ligações irregulares de energia em duas praças públicas de Cabo Frio - Praça de Esportes (São Cristóvão) e Praça do Teatro Municipal. As ligações irregulares foram desfeitas no momento da operação. No dia 25/10, a distribuidora cortou o fornecimento de energia de 17 unidades pertencentes ao município de Cabo Frio em razão de dívidas da prefeitura com a empresa. As duas praças estavam entre os locais que tiveram o serviço interrompido por causa dos débitos da prefeitura. A Enel reforça que somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia nas unidades mencionadas após tentar negociar o débito com a prefeitura em diversas ocasiões. Quando o cliente efetua uma ligação irregular após o corte do fornecimento de energia, a regulação estabelece que a distribuidora suspenda imediatamente o fornecimento e cobre todos os custos envolvidos nessa operação”, diz a nota da concessionária.
 
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Cabo Frio disse por nota que “está trabalhando e buscando recursos para a solução dos cortes de energia em prédios públicos de Cabo Frio”. Questionada novamente sobre a ligação irregular em locais que tiveram a energia cortada, a Prefeitura não enviou resposta.
 
Nem a Enel nem a Prefeitura divulgaram o valor da dívida do município com a concessionária. Em agosto, quando houve uma série de cortes de energia de repartições da Prefeitura cabofriense, a Enel informou que a dívida estava em R$ 15 milhões. Já o governo municipal informou que reconhecia o valor de R$ 9,9 milhões.
 
Também em agosto, outra ligação irregular feita pela Prefeitura foi denunciada pela Enel. Na ocasião, a concessionária descobriu uma ligação irregular no posto de saúde do bairro Itajuru. 
 
A descoberta ocorreu após o corte na energia elétrica do Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no mesmo bairro. Segundo a Enel, o posto de saúde utilizava a energia do ginásio, o que é irregular, embora não se trate de um “gato” pois o consumo estava sendo registrado. A Prefeitura informou que, após a denúncia, pediu uma ligação própria para o posto de saúde.