Assine Já
quinta, 05 de agosto de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
13ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46659 Óbitos: 1894
Confirmados Óbitos
Araruama 11510 362
Armação dos Búzios 5522 58
Arraial do Cabo 1591 88
Cabo Frio 12723 768
Iguaba Grande 4824 117
São Pedro da Aldeia 6240 275
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
CUIDADO PARA EVITAR ACIDENTES

Enel alerta para risco de obras próximas à rede elétrica

Companhia reforça recomendações de segurança em casos de obras e reformas domésticas durante o isolamento

23 junho 2020 - 15h35Por Redação

Durante o período de isolamento social, muitas pessoas estão aproveitando o tempo livre para fazer obras ou reformas em casa. Porém, é importante estar atento aos perigos que essa prática pode oferecer. A Enel Distribuição Rio alerta sobre os riscos que instalações elétricas mal feitas ou o contato indevido de objetos com a rede elétrica podem causar.

A maior parte dos acidentes domésticos envolvendo a rede elétrica ocorre por falta de informação, atenção ou pelo uso errado de materiais e ferramentas. Conhecer os riscos e a maneira certa de usar são os primeiros passos para garantir a segurança da família e da comunidade.

Ao fazer obras em casa, é preciso estar atento às instalações elétricas internas e externas. Para fazer qualquer ajuste que envolva a fiação interna ou precise de algum equipamento elétrico, é preciso contratar um profissional especializado, garantindo que o serviço será executado de forma correta e que todos os cuidados serão tomados para evitar choques ou curtos-circuitos em casa.

Em obras ou reformas externas, é muito comum que materiais como vergalhões, escadas e canos metálicos sejam transportados de um ponto até outro. A Enel recomenda muita atenção nessa atividade, já que a aproximação de objetos metálicos com a fiação de energia pode fazer com que eles também fiquem energizados, causando descargas elétricas que podem resultar em acidentes muito graves, inclusive fatais. Além disso, construir embaixo da rede elétrica ou instalar andaimes próximos da fiação são ações muito perigosas para a segurança de quem está trabalhando na obra e dos moradores da casa.

 

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.