Assine Já
sexta, 03 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53693 Óbitos: 2188
Confirmados Óbitos
Araruama 12500 448
Armação dos Búzios 6584 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15591 902
Iguaba Grande 5572 147
São Pedro da Aldeia 7051 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
DE OLHO NA ECONOMIA

Enel alerta para aumento de consumo de energia em períodos de altas temperaturas

Distribuidora registrou aumento de 8,6% no consumo de energia no quarto trimestre de 2019 em relação aos quatro meses anteriores

21 setembro 2020 - 15h08Por Redação

Com o aumento das temperaturas registrado nos últimos dias e a chegada da temporada primavera/verão, a Enel Distribuição Rio orienta que os clientes consumam energia de forma consciente. Com o forte calor, o uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna cada vez mais frequente. Além disso, aparelhos refrigeradores, como geladeira, freezer e bebedouros, naturalmente consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados. 

Nos últimos três meses do ano passado, quando as temperaturas também estavam mais elevadas, a distribuidora registrou aumento de 8,6% no consumo residencial de energia, em comparação com o trimestre anterior de 2019. É preciso atenção e uso moderado para que não haja susto na hora de pagar a conta de energia. 

O responsável por Faturamento da Enel Distribuição Rio, Luis Felipe Diniz, explica que, para economizar energia, os clientes devem adotar novos hábitos de consumo, que vão ajudar a reduzir o valor da conta.

"Medidas simples, como diminuir a temperatura do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência, podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios", completa.  

Abaixo, algumas orientações que podem ajudar a economizar nesta época de calor:  

- Dê preferência para lâmpadas LED; elas consomem menos e duram até dez vezes mais.  

- Na hora de comprar um eletrodoméstico, verifique se ele possui o Selo Procel de Economia de Energia classe A, que são os campeões da economia.  

- Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada com o uso de T's, pois isso pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até mesmo acidentes graves.  

- Desligue o ventilador e/ou umidificador sempre que deixar de usar o ambiente. 

 Ar condicionado:  

- Escolha modelos mais econômicos, com selo Procel e classificação A. 

- Evite entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o aparelho em local com boa circulação de ar.  

- Ajuste a temperatura para em torno de 23°C. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima. 

- Mantenha os filtros de ar limpos.  

- Compre o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde pretende instalá-lo.  

- Um aparelho do tipo Split, com potência entre 10.000 e 15.000 BTU's, usado 8 horas por dia, consome em média 194 kWh no mês, que pode corresponder a mais de R$ 150,00 na conta de energia. 

 Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras:  

- Faça revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e sensores de temperatura, para evitar consumo excessivo. 

- Evite abrir os equipamentos com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada. 

- Não utilize a parte de trás para secar objetos.  

- Mantenha as saídas de ar do congelador desobstruídas;

- Não forre as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar.  

- Instale o aparelho em um local bem ventilado, longe do fogão, aquecedor e áreas expostas ao sol.   

Chuveiro elétrico:  

- Feche a torneira para se ensaboar.  

- Tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição "verão", o que pode reduzir o consumo em até 30%.  

- Compre sempre chuveiros de menor potência (2 a 6 kW), que são eficientes e consomem menos. 

- Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se não estiverem limpos, haverá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.   

Atendimento  

Todos os serviços de atendimento da Enel Distribuição Rio estão disponíveis nos canais da distribuidora, como pelo site da distribuidora (www.enel.com.br), pelo Aplicativo Enel (disponível para iOs e Android), pelo Whatsapp Elena: (21) 99601-9608, e por meio da Central de Relacionamento (0800 28 00 120).

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.