quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
AGRESSÃO AMBIENTAL

Empresa é multada em R$ 10 mil por despejar entulho no Parque Municipal do Mico Leão Dourado, em Cabo Frio

Autuação da Prefeitura determina a retirada de 40 toneladas de restos de obra do local

01 setembro 2020 - 13h55Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, multou uma empresa do setor de materiais de construção para retirar cerca de 40 toneladas de entulho de obra descartadas irregularmente no Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado, em Tamoios. A ação foi realizada nesta segunda-feira (31).
 
Agentes que monitoram o parque flagraram funcionários da empresa descarregando material irregular de um caminhão. A empresa foi multada no valor de R$ 10 mil, no entanto, o valor foi convertido para a realizar a limpeza da área. Em caso de reincidência, a empresa poderá perder o alvará de funcionamento.
 
O Parque Natural Municipal do Mico-Leão Dourado é um dos maiores patrimônios naturais de Cabo Frio, um dos poucos biomas preservados da Mata Atlântica na região e habitat do Mico-Leão-Dourado. Localizada em Tamoios, no segundo distrito, a unidade de proteção integral, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João, tem 645 hectares. Em maio deste ano, a Prefeitura de Cabo Frio realizou a segunda etapa do Projeto de Delimitação do Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado, que consiste na limpeza e cercamento de uma área de 2.642 metros para implantação de mourões.
 
O projeto foi iniciado em 2014. O estudo técnico da área e da fauna e flora, ação da primeira etapa, só foi realizado em 2015. Como uma das principais ações da atual gestão é a preservação dos bens naturais do município, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Governamental, retomou as atividades em 2019 para regularização do projeto. A próxima etapa consiste no plantio de mudas nativas da região e a última, a implantação de placas educativas e informativas no local.
 
Além de toda atuação para preservação e recuperação da unidade, o Parque Natural Municipal do Mico-Leão Dourado conta com equipes de monitoramento constantes.