sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
RESILIÊNCIA

Empreendedorismo: número de novos negócios em Cabo Frio cresce apesar da crise

Com 1.029 empresas abertas em 2020, município foi o oitavo no ranking do estado do Rio

27 fevereiro 2021 - 10h39Por Rodrigo Branco

Se é na dificuldade que surgem as oportunidades, os empresários de Cabo Frio são exemplo de resiliência quando o assunto é empreender em um momento de crise como o atual, de economia combalida por causa da pandemia de Covid-19. Não se trata de retórica, mas de números. De acordo com dados da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), aos quais a Folha teve acesso, 1.029 empresas foram abertas no município em 2020, número que o coloca em oitavo lugar no ranking do estado. No mesmo período, 516 empresas fecharam as portas. 

Em 2021, até o fechamento desta reportagem, já são 156 novos negócios em solo cabo-friense. Nada mal para um cenário que se assemelhava ao de uma terra arrasada no primeiro semestre do ano passado. Atrás dos números, contudo, há histórias de planejamento, ousadia e reinvenção. Foi o caso da atriz Alline Pillar, que decidiu deixar os palcos e textos dramatúrgicos de lado para ingressar no mercado de gastronomia. 

A empresária se preparava para dar aulas de teatro quando o novo coronavírus chegou com força e ela precisou fazer uma correção de rota profissional. Daí surgiu a idéia de abrir a Pizzaria Opereta, que começará a funcionar em breve, ainda no sistema de entregas, mas que abrirá as portas ao público quando acabar a pandemia.

 – Parei 15 dias sem saber o que fazer. Comecei a integrar grupos de doação e, nesse movimento, conheci muita gente e surgiram muitas idéias. É fácil se manter otimista quando se está envolvido com pessoas que querem ajudar. A idéia do meu sócio de montar uma pizzaria me chamou atenção. Parece estranho diante de tantas opções na cidade. Analisamos o mercado e entendemos que existe espaço para uma pizzaria nos moldes tradicionais italianos, com produtos de alta qualidade, molho artesanal, queijos especiais, massa de longa fermentação e feita no forno à lenha de alta tecnologia de um dos melhores fabricantes do Brasil – explica.

A reorientação não vale apenas para a carreira dos empreendedores, mas também para o perfil do negócio. Aberta desde outubro no Portinho, a Luck House GastroPub funcionava como um hostel até os decretos municipais de restrição econômica jogarem o setor de hotelaria e o Turismo em geral para o fim da fila entre os segmentos que voltariam a funcionar depois do período de quarentena. 

 

Raphael Brunetti, do Luck House Gastro Pub, prega a necessidade de planejar o negócio: "Os números são frios" (Foto: Arquivo Pessoal).

Um dos cinco sócios do empreendimento, Raphael Cesar Brunetti conta que, passado o desespero inicial com a proibição das atividades, o grupo de empresários tratou de fazer um longo planejamento que incluiu uma readequação financeira e as obras no local. Ele comenta que a idéia inicial já era transformar o hostel em pub, mas o contexto econômico e sanitário acelerou o processo. Com outros negócios no ramo de hostels e de operadoras de mergulho, Raphael conta que, apesar da vontade de ser ousado, é preciso ter os pés no chão.

– Os números são frios, não tem como colocar emoção nisso. A gente calcula, assume alguns riscos até grandes.  Aí sim, a gente considera arrojo, quando assume riscos maiores, mas é sempre tudo muito planejado, calculado, com muita ciência ali por trás. É muita pesquisa e muito trabalho nos bastidores para que a gente consiga montar [o empreendimento]. São alguns sócios e a primeira coisa é chegar ao consenso do que vai ser viável, funcional e ter retorno. Não tem como ser um tiro no escuro – ensina.

Segundo o dito popular, na vida, muitas vezes é preciso fazer do limão uma limonada. Esse  não é um desafio dos mais difíceis nas mãos de um chef de cozinha como João Trindade, proprietário do De Sempre Gastrobar, que funciona desde agosto na Passagem.

O espaço já passava por obras, quando a pandemia começou. João insistiu na iniciativa, apesar de ter sido desaconselhado a seguir adiante. Confiante no potencial do negócio, o empreendedor não desistiu. Ele espera que a melhoria nas condições sanitárias futuramente alavanque o restaurante.

– O movimento está abaixo do esperado, lógico, por causa das restrições, mas a gente está conseguindo levar. Espero que a vacina não demore tanto para andar melhor. Tem que ter bastante paciência e entender que estamos num momento difícil. Não pode querer que o negócio gire 100% ou que dê lucro imediato, porque nem fora de pandemia é a realidade de Cabo Frio. Estamos trabalhando com 30 a 50% da capacidade, dependendo do dia – disse o chef, paciente como quem espera o ponto certo de uma comida na panela. 

Sebrae promove capacitação

O mercado dos pequenos e médios empreendedores está aquecido, também de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2020, houve um aumento de 14%¨na quantidade de pequenos negócios abertos em Cabo Frio em relação ao ano anterior, segundo dados da Receita Federal, usados como apoio pela entidade criada há quase 50 anos para a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e da competitividade de micro e pequenas empresas no Brasil.

No ano passado, 5.497 micros e pequenas empresas cabo-frienses iniciaram as atividades, sendo 4.644 microempreendedores individuais [aumento de 145]; 783 microempresas [aumento de 17%] e 70 empresas de pequeno porte [aumento de 6%], também segundo informações da Receita Federal. 

– As pessoas encontraram no empreendedorismo uma forma de se recolocar no mercado de trabalho. Para não cair em armadilhas, o empreendedor precisa criar um plano de negócios. Após o período de formalização, ele deve estar atento aos seus direitos, benefícios e obrigações. Outro ponto importante é que o público mudou no último ano. As redes sociais aproximaram o cliente da empresa. Os negócios precisam se posicionar cada vez mais nos canais digitais. Essa é a nova tendência – explica a coordenadora do escritório regional do Sebrae Rio na Região dos Lagos, Ana Claudia Melo.

Em mais uma iniciativa criada para aumentar a produtividade e a competitividade da sua empresa, o Sebrae promove, de forma gratuita, o programa Brasil Mais. O objetivo é ajudar os micro e pequenos empresários a incrementarem seus negócios. As empresas participantes receberão o acompanhamento técnico de Agentes Locais de Inovação (ALI) para auxiliar no aprendizado de como aumentar a capacidade gerencial do seu empreendimento.

Para se inscrever é só acessar https://brasilmais.economia.gov.br/ - clique em Inscreva-se, Participe!, e escolher a opção no cadastro de ‘Melhores Práticas Gerenciais’.