quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
“QUESTÃO DE ECONOMIA”

Em meio à crise do coronavírus, Adriano exonera diretoria do Ibascaf

Novo presidente será ex-diretor financeiro Antônio Damique, que participou de auditoria na Educação

01 abril 2020 - 19h57Por Rodrigo Branco

Em plena crise por causa do combate ao novo coronavírus, o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno (DEM) surpreendeu e exonerou nesta quarta-feira (1º) três diretores do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf). Saem da direção da autarquia o presidente José Renato Almeida, o vice-presidente Jorge Barbosa e o chefe de gabinete Flávio Cardozo.

No lugar de José Renato, assume a presidência do instituto responsável pela Previdência dos servidores municipais o ex-diretor financeiro Antônio Damique Teixeira. Recentemente, Damique participou da auditoria nas contas da secretaria de Educação, após denúncias de desvios feitas pelo ex-secretário Cláudio Leitão.

Falando à Folha, José Renato disse que recebeu a notícia das exonerações junto com Flávio e Jorge, do ex-secretário de Fazenda e vice-presidente do Conselho de Administração do Ibascaf, Antônio Carlos Nascimento Vieira, o ‘Cati’. Segundo o agora ex-presidente, a justificativa dada foi ‘questão de economia’. José Renato contestou o argumento do governo e se disse satisfeito com o trabalho feito à frente da autarquia.

–  Não consegui entender a economia, pois a taxa de administração que o Ibascaf recebe para seu custeio (pagamento de funcionários, contas das concessionárias e materiais) é fixa. É uma taxa mensal no valor equivalente a 2% do montante das folhas de efetivos do município. Portanto, tenha cinco ou dez funcionários e comissionados, o valor que deve ser enviado, estipulado em lei, não muda. De qualquer forma, saímos com a certeza de que fizemos o nosso melhor e realizamos avanços significativos na gestão Ibascaf e PasMed (Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica dos Servidores Municipaisvoltados para o melhor atendimento dos servidores. Agora, como servidor efetivo municipal retorno ao meu antigo posto de trabalho – comentou ele, que é servidor de carreira, assim como Damique.

José Renato de Almeida assumiu o cargo em julho de 2018, depois de ser eleito diretamente pelos sindicatos de servidores. Foi a primeira vez que um presidente do Ibascaf foi escolhido desta forma, em quase 40 anos de fundação da autarquia. A substituição causou polêmica e desagradou os servidores. Nas redes sociais, chegou a circular um documento assinado por Adriano na campanha da eleição suplementar de 2018, no qual se comprometia a respeitar mandato de dois anos para o presidente que fosse escolhido diretamente.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura e aguarda um posicionamento oficial sobre a mudança na cúpula do Ibascaf.