sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Região dos Lagos

Eleição para os Conselhos Tutelares acontece amanhã

Votação será das 8h às 17h: é preciso levar título de eleitor e documento com foto

04 outubro 2019 - 19h04
Eleição para os Conselhos Tutelares acontece amanhã

Acontece amanhã em todo o país a eleição para os Conselhos Tutelares municipais. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o conselheiro é responsável por aplicar medidas de proteção dos direitos da criança e do adolescente, por orientar pais ou responsáveis e também acompanhar casos em que os direitos sejam violados ou em situações de risco. O cargo é remunerado para um mandato de quatro anos, entre 2020 e 2023.

Como em uma eleição convencional, a votação acontece das 8h às 17h. O voto é opcional, mas quem comparecer às urnas deve levar o título de leitor e um documento de identidade com foto. É preciso ter mais de 16 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais.
A votação deste ano está sendo acompanhada com atenção pelas autoridades de controle, como o Ministério Público, por suspeita de interferência de grupos de milicianos na escolha dos conselheiros. Também há denúncias da tentativa de interferência de religiosos no pleito eleitoral. Veja abaixo como será a votação nos principais municípios da região. 

Cabo Frio
A eleição para o Conselho Tutelar acontece para o primeiro e o segundo. Ao todo, 26 candidatos disputam o mandato de quatro anos. Os postos de votação foram distribuídos de acordo com a zona eleitoral entre as escolas municipais Zélio Jotha, em São Cristóvão; Edilson Duarte, no Jardim Caiçara; Evaldo Salles, no Peró; Maria Dária Saldanha, no Jardim Esperança; Edith de Castro, em Aquárius; Amélia Ferreira, em Unamar; e na Nilo Batista, em Campos Novos.
O eleitor só poderá votar em um candidato, de acordo com o distrito em que reside, ou seja, eleitor do 1º distrito vota em um dos candidatos ao C. T 1 (1º distrito) e eleitor de Tamoios vota em um dos candidatos ao C.T. 2 (2º distrito). A relação dos candidatos está no site da prefeitura.

Búzios 

No município buzianos, 13 candidatos pleiteiam o cargo, mas cada eleitor só poderá votar em um candidato. A votação vai acontecer nas escolas Vereador Emídgio Gonçalves Coutinho , no Centro; Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos; Manoel Antônio da Costa, na Rasa; Professora Eulina de Assis Marques, em São José e José Pereira Neves Júnior, no bairro Cem Braças.

São Pedro

As cinco vagas de membros titulares e cinco suplentes para o quadriênio 2020/2023 serão disputadas por 18 candidatos. Para a eleição, foram disponibilizados 17 polos de votação, distribuídos nos bairros Alecrim, Baixo Grande, Balneário, Balneário das Conchas, Boqueirão, Botafogo, Campo Redondo, Centro, Morro do Milagre, Porto da Aldeia, Porto do Carro, Praia Linda, Recanto do Sol, Retiro, Rua do Fogo, São João e São José. Para ver a relação de candidatos e os locais onde vai votar é preciso acessar o site da prefeitura.

Arraial do Cabo

Em Arraial do Cabo, as eleições acontecerão na sede da APAE, localizada na Rua José Pinto de Macedo, s/nº, na Prainha. No município, sete candidatos estão na disputa. 

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.