quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
INSATISFAÇÃO

Educadores de Cabo Frio fazem novo protesto na Praça Porto Rocha

Manifestantes cobram salários atrasados e são contrários a mudanças no Ibascaf

02 julho 2020 - 21h43Por Redação

Os profissionais da educação de Cabo Frio fizeram um protesto na Praça Porto Rocha na tarde desta quinta-feira (2). Segundo o sindicato da categoria, parte dos aposentados e pensionistas da categoria continuam sem receber os salários de maio e todos estão sem perspectiva de receber os salários de junho. O governo ainda não divulgou o calendário de pagamento de junho.

Em plena pandemia de Covid-19, há relatos de que vários destes trabalhadores, devido a falta de pagamento, estão com dificuldades para garantir a continuidade de tratamentos médicos pela falta de recursos para a compra de medicamentos e para arcar com consultas especializadas e exames.

Os manifestantes também se mostraram contrários às mudanças no Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf). Um projeto de Lei da prefeitura municipal tramita na Câmara para adaptar o instituto à Reforma da Previdência. Se este PL for aprovado, a alíquota previdenciária dos servidores será aumentada de 11 para 14%. Os educadores também resistem à ideia de o Programa de Assistência Médica dos servidores municipais, o PasMed, passar a ser administrado pela prefeitura.

Nesta nova manifestação, tal como nas ocasiões anteriores, os profissionais da educação respeitaram as recomendações de instituições de saúde mantendo distância entre si, vestindo máscaras e escudos faciais e usando álcool etílico a 70% para assepsia das mãos e higienização de superfícies e objetos.