sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Economia com pé no freio em Cabo Frio

Estudo aponta aumento de investimentos no Estado, mas empresários locais adotam cautela

11 abril 2019 - 09h24
Economia com pé no freio em Cabo Frio

RODRIGO BRANCO

 

O empresariado cabofriense está com o freio de mão puxado quando se trata de investimentos nos seus negócios para este ano. O fato contraria o resultado de uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ). O estudo aponta que 62,9% dos entrevistados em todo o Estado do Rio de Janeiro farão investimentos em seus negócios e que 50,2% dos entrevistados vão investir mais em 2019 do que fizeram no ano passado. 

No comércio local, o otimismo é substituído pela cautela. O fato é confirmado pela presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística (Acia), Patrícia Cardinot, que estima que apenas 10% do empresariado deve investir nos seus serviços e produtos. Para Patrícia, a maioria está em um momento somente de ‘pagar as contas’.

– Aqui em Cabo Frio, o comércio está um pouco desmotivado e percebo que as pessoas estão aguardando o engatar do governo (federal), por ser novo. Aconteceram muitas coisas e os empresários estão um pouco em cima do muro, aguardando o momento de dar o pulo certo. Está todo mundo enxugando custos, gerando menos despesas, economizando papel de impressão, economizando nos serviços prestados. O que eu vejo é o comércio ainda muito incerto de um futuro próximo mas, ao mesmo tempo, confiante nos novos acontecimentos. Na verdade, o Brasil ainda não engatou – avalia a empresária, que acaba de assumir a presidência da entidade e busca novas parcerias para desenvolver o setor.

No ramo de hotelaria e turismo, um dos mais representativos da cidade, a situação é diferente, mas não muito. De acordo com o presidente da Associação de Hotéis, Gastronomia, Comércio e Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha, o trade turístico acena com investimentos para divulgação da cidade em feiras no Brasil e na América do Sul, contudo, o mesmo não acontece em termos de melhorias nas instalações e no treinamento dos funcionários. O motivo são as dificuldades financeiras dos últimos anos. 

– O pior da crise já passou, mas isso ainda não se repercutiu em aumento de lucro, pelo contrário. A gente teve uma retração de faturamento nos últimos anos. Por mais que a taxa de ocupação tenha aumentado, o faturamento diminuiu. Temos operado diárias inferiores ao que a gente deveria ter reajustado – avalia Cunha. 

Na pesquisa da Fecomércio, entre os empresários que alegaram que não vão botar a mão no bolso para investir, 17,4% disseram que não o farão por falta de recursos para canalização em investimentos; 15,5% justificaram a torneira fechada pelas elevadas taxas de juros nas operações de crédito; 14,7% alegaram o fraco movimento; entre outras.

No maior polo de moda praia do Estado, a Rua dos Biquínis, a esperança convive com a crítica pela concorrência com os ambulantes nas praias. Ainda assim, o presidente da Associação Comercial e Industrial da Rua dos Biquínis (Acirb), Armando Braga, tem o discurso de colocar recursos para fortalecer o setor. 

– As pessoas estão a sobreviver, mas são obrigadas a fazer investimentos em suas lojas. Estamos com um problema muito grande porque temos mais vendedores ambulantes vendendo moda praia do que as lojas de moda praia. Ou seja, a Rua dos Biquínis, perde com isso. Nós também temos fábricas e acontece que temos que manter as fábricas, os investimentos. Mas esses anos têm sido terríveis. Continuamos a investir por um motivo bem simples: acreditamos no que fazemos e de as coisas vão melhorar. Temos que continuar porque somos a única indústria que tem em Cabo Frio, sem esquecer, claro, a importância que tem o turismo – finalizou Armando.

O levantamento da Fecomércio ouviu 555 empresários de todo o Estado do Rio de Janeiro. Para 40,1% desse público, oferecer conforto aos clientes é a principal justificativa de investimento. Em seguida, está a mudança de estratégia de marketing (32,9%), o incremento do resultado (29,8%), o alinhamento ao nível dos concorrentes (26,4%) e a melhoria na estrutura, considerada insuficiente (4,8%). A pesquisa aponta ainda que 27,1% dos empresários investirão capital próprio da empresa; 22,1% investirão recursos dos sócios; 16% utilizarão linhas de crédito específicas e 7,9% recorrerão a empréstimos junto aos bancos.  Já 21,8% ainda não definiram.

No que se refere nas prioridades de investimento estão: a compra ou modernização de equipamentos (42,4%), investimento em marketing (38,3%), aumento do estoque e mix de mercadorias (34,5%), expansão ou reforma do estabelecimento (32%), formação e qualificação da mão de obra (22,8%), aumento do quadro de funcionários (10,8%) e outros (4,8%).