sábado, 27 de julho de 2024
sábado, 27 de julho de 2024
Cabo Frio
20°C
Park Lagos
Park Lagos 2
MEIO AMBIENTE

Dragagem para renovação da água da Lagoa de Araruama deve começar nos próximos meses

Reunião na Secretaria Estadual do Ambiente definiu estratégias para ações emergenciais e de longo prazo

22 janeiro 2020 - 19h36Por Redação
Dragagem para renovação da água da Lagoa de Araruama deve começar nos próximos meses

Representantes do Consórcio Lagos São e do Comitê de Bacia Hidrográfica estiveram nesta terça-feira (21) na Secretaria Estadual do Ambiente para dar andamento às ações de recuperação da Lagoa de Araruama. O encontro com o subsecretário de Saneamento, Marcelo Dalaroli, traçou metas para ações emergenciais e de longo prazo.

- A primeira ação emergencial, que será a dragagem no trecho do Canal Itajuru, em Cabo Frio, está em fase adiantada de contratação da empresa que irá realizar o serviço. A dragagem é importante para desassorear o Canal e facilitar a renovação da água da lagoa com o mar - disse a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad.

De acordo com os trâmites burocráticos necessários para a contratação da empresa, a previsão é de que a dragagem tenha início em cerca de quarto a seis meses.

Participaram da reunião, além de Adriana Saad, a assessora jurídica do Consórcio, Aline Araújo, o presidente do Comitê de Bacia, Leandro Coutinho, o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira e o secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Luciano Silva. 

Por parte do Governo do Estado, além do subsecretário Delaroli, participaram o diretor de Recuperação Ambiental, Armando Costa, e o diretor de Fiscalização Ambiental, Fábio Pinto.

- Foi uma reunião muito importante. Estamos vendo um empenho grande da nova equipe da Secretaria Estadual do Ambiente. Estamos lutando há muito tempo pela dragagem da lagoa e sabemos que agora isso está próximo de acontecer - declara o presidente do Comitê de Bacia Lagos São João, Leandro Coutinho.

Além da dragagem, o Consórcio e o Comitê de Bacia forneceram à equipe técnica do Governo do Estado documentos e estudos sobre as alternativas para a despoluição da Lagoa de Araruama em médio e longo prazo.