quarta, 17 de dezembro de 2025
quarta, 17 de dezembro de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
luis claudio

Dono de tradicional banca de Cabo Frio está internado

Luís Cláudio Lopes relembra encontro com Prestes e vida de muito trabalho  

02 outubro 2017 - 10h54
Dono de tradicional banca de Cabo Frio está internado

O dono da banca Exótica, Luís Cláudio, o ‘Barbudo’, está internado no Hospital São José Operário, em Cabo Frio, há três meses. No Dia do Jornaleiro, comemorado ontem, o ‘Barbudo’ relembrou à Folha uma vida de luta e encontros, uma vez que, como diria o slogan da banca, “Cabo Frio passa por aqui”. 

E a luta esteve desde a infância, como relatou o próprio Luís, muito “apegado ao trabalho”. 

– Trabalho no ramo desde os 12 anos. Meu pai era jornaleiro e me chamou para trabalhar. No começo, a gente tinha que ir até o Rio de Janeiro. Pegávamos as barcas, pois não tinha Ponte Rio-Niterói na época. Acordávamos às 5h – rememora. 

No maior dos encontros, o Barbudo teve a oportunidade de conhecer uma das maiores figuras políticas da história do Brasil. 

– Conheci o Luís Carlos Prestes. Foi na campanha do Leonel Brizola a governador do Estado do Rio de Janeiro. Perguntei a ele se tomava remédio. E ele falou que nunca foi à farmácia. Só tomava remédio homeopático. Ele era contra venda de remédios. Era muito boa pessoa. Estava de terno. Devia ter tirado uma foto, mas não tive oportunidade – declara.

Já o sócio Fábio Neves exalta o companheiro de profissão.

– Nunca vi um jornaleiro tão querido e tão dedicado à profissão como ele. Nessa profissão, que estou há bastante tempo, aprendi muito com ele e continuo aprendendo – elogia.

No Dia do Jornaleiro, 
profissão é celebrada

No Dia do Jornaleiro, os donos de bancas comemoram as amizades com clientes e ressaltam a necessidade de se reinventar com os avanços tecnológicos. Na rotina sempre movimentada da Banca Exótica, a vendedora Márcia Ferreira, 51, garante que não há tempo para ficar sozinha.

– Aqui a gente tem contato com a cultura e com a clientela. É fonte de informação. Os clientes chegam, conversam, comentam a notícia do jornal... No poucos  tempo que tenho aqui, conheci muitas pessoas. Além do mais, essa banca tem uma clientela assídua. São pessoas que conhecem Luís Cláudio e Fábio há muitos anos. Eles têm preferência de comprar aqui. Tem gente de segunda a segunda. Não dá para ficar solitária aqui – conta.

A jornaleira Júlia de Souza, 45, não sente o impacto dos tempos de internet graças à diversidade de produtos junto com revistas e jornais.

– Hoje em dia temos que nos diversificar para conseguir manter a banca. A internet influenciou muito. Mas o lucro não vem de um produto específico que vendemos a mais. Vem do montante. Lucro, por exemplo, R$ 0,10 a cada recarga de celular. É muito pouco.

Mas as bancas de jornais ainda têm uma clientela fiel. Segundo o jornaleiro Paulo Bittencourt, 58, dono da Banca da Amizade, ainda há muita gente que prefira a notícia impressa.

– Trabalho há 17 anos... A internet tirou um pouco as vendas. Mas substituimos o prejuízo por bala, doces, bebidas... Não perdemos lucro. Tem cliente que mantém o hábito quase religioso de comprar jornal impresso todo dia. E não é só o público mais velho. Tem muito jovem que prefere o papel – finaliza.

Leia Também

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática

Salinas inaugura primeira loja no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio
Geral

Salinas inaugura primeira loja no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio