quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
CABO FRIO

Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem exposição no Shopping Park Lagos

De 2 a 11 de abril, mostra Amor Azul traz informações sobre o tema 

02 abril 2021 - 13h58Por Redação

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, nesta sexta-feira (2). Em parceria com a Associação Mães Coragem, a mostra Amor Azul reunirá totens com informações sobre o tema. 

A exposição promete, ainda, convidar à reflexão, promover a inclusão, combater o preconceito e prestar orientações gerais à população sobre o Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. Através de um QR Code em cada totem, será possível baixar um folder com todas as informações relativas ao assunto. 

A mostra Amor Azul pode ser conferida até o dia 11 de abril, no espaço em frente às Lojas Americanas.

O que é autismo?

É um distúrbio neurológico que, atualmente, se encaixa no Transtorno do Espectro Autista (TEA). As pessoas com autismo possuem dificuldades na reciprocidade socioemocional, em comportamentos comunicativos não verbais e na interação social. Então, o modo de interagir com o mundo é diferente para essas pessoas. Por exemplo: elas possuem dificuldade de iniciar e manter uma conversa e de manter contato visual. 

Além disso, há a presença de características de comportamentos restritos ou repetitivos. Isso pode ser por repetição de palavras ou frases, uso de objetos de maneira diferente do habitual, interesses por assuntos específicos, forte adesão a rotinas, sensibilidade a texturas (como tocar ou cheirar objetos de forma excessiva), entre outros. 

No caso de um diagnóstico de TEA positivo, estes elementos estão presentes desde o início da infância, inclusive alguns sinais são visíveis antes dos dois anos de idade, e causam prejuízo para o desenvolvimento e adaptação desta pessoa. 

O Autismo é uma condição permanente que acompanha a pessoa por todas as etapas da vida. Mas há tratamentos, com diferentes abordagens terapêuticas, que ajudam a amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Shopping Park Lagos

Av. Henrique Terra, 1.700 – Portinho - Cabo Frio
Tel: (22) 3058-0330
Whatsapp: (22) 9-9211-8540 (somente mensagens de texto)
www.shoppingparklagos.com.br
Instagram: @parklagos
Facebook: /shoppingparklagos
 
Horários de Funcionamento (até 4 de abril):
Lojas, Quiosques e Praça de Alimentação*:
Segunda a domingo, das 12h às 20h
* Para delivery, lanchonetes e restaurantes poderão funcionar até às 22h
 
Supermarket:
Segunda a domingo, das 8h às 20h