sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Dia dos Pais

Dia dos pais: Bicampeão mundial de surfe e morador de Búzios se inspira no pai, que já foi jogador profissional de vôlei

Phil Rajzman, de 38 anos, é filho do Bernard Rajzman, o criador do saque Jornada nas Estrelas

09 agosto 2020 - 09h23Por Julian Viana

A relação com seu pai sempre foi de muita parceria e amizade. Não é a toa que Phil Rajzman, bicampeão mundial de surfe e morador de Armação dos Búzios, se inspirou no próprio pai, que já foi jogador profissional da Seleção Brasileira de Vôlei, para seguir na carreira do atletismo.

Phil Rajzman, de 38 anos, que coleciona títulos no longboard há mais de duas décadas e é atleta da World Surf League (WSL) é filho do Bernard Rajzman, um ex-jogador de 63 anos e criador do saque que virou sensação nos anos 80: o Jornada nas Estrelas.

Quando está no Brasil, Phil mora em Búzios junto com a  sua família, onde pode treinar e atuar em seus projetos sociais. Durante os outros meses, o surfista reside no Havaí e Califórnia, por conta de sua preparação para o tricampeonato mundial.

Para o atleta, no próximo domingo (9), o Dia dos Pais será comemorado em dose dupla. Phil é pai da Rafaela, de 13 anos, e da Coral, de apenas cinco meses.

Rajzman começou a surfar aos três anos de idade, de boia nos braços e agarrado no pescoço do pai, na praia do Pepino, em São Conrado, no Rio de Janeiro. Ele conta que foi ali que começou o seu amor pelo mar e surfe.

– Eu sempre gostei e tive habilidade com esportes, até pela genética, e o surfe tem uma coisa a mais que é o contato com a natureza. Pela influência de meu pai e pela escolinha de surfe que participei aos sete anos, do Rico, um dos grandes ícones do surfe brasileiro, foi que comecei nas competições –afirma.

Phil conta que o avô morreu quando o pai tinha apenas 13 anos de idade e que talvez essa falta fez com que eles tivessem uma relação de amizade.

O surfista diz que, quando criança, seu pai nunca o deixou ganhar quando jogavam ping-pong, vôlei e outros jogos. 

– Isso foi positivo porque, no esporte, ninguém ganha na moleza, é importante aprender a perder, faz parte da vida. Meu pai me ensinou desde cedo a ganhar por méritos e a valorizar o esporte com honra mesmo quando não vencia – conta.

Phil também diz que está aproveitando o período da pandemia para conviver 100% com a família e que “se não fosse isso, estaria competindo e viajando pelo mundo”.

Além de ser bicampeão Pan-Americano (2007/2009), campeão Sul-Americano (2017) e campeão Brasileiro (2012), Phil Rajzman também é empresário, já teve um programa de TV, participou de filmes e tem projetos sociais.

Rajzman protagonizou Surf Adventures I e II (2002 / 2008), filme que foi um sucesso e sua sequência incrível de manobras em Fernando de Noronha.

De 2014 a 2017, apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off, viajando o mundo inteiro e mostrando suas habilidades nas ondas.

Ele idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, natação e acompanhamento psicológico e pedagógico, cujo público beneficiário é de alunos de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro.

Phil também é padrinho do projeto Surf no Alemão, que recentemente foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, idealizado e coordenado pelo surfista e administrador Wellington Cardoso, que transforma a realidade de dezenas de meninos e meninas, desde 2011.

De 21 a 23 de agosto, Phil Rajzman realizará o 2º Surf Experience, em Búzios, com clínicas de yoga, de surfe e os participantes aprendem até noções básicas de primeiros socorros. A ideia é unir várias gerações - crianças e adolescentes participam (inclusive os alunos do Surf no Alemão) com seus pais e avós.