terça, 16 de abril de 2024
terça, 16 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
AGENDA VERDE

Dia do Meio Ambiente terá ações no Peró

Programação terá ações de conscientização, limpeza de praia e campanha por saneamento

03 junho 2021 - 13h06Por Redação

O Dia Internacional do Meio Ambiente, neste sábado (5), será comemorado na Região dos Lagos com várias ações ambientais na Praia do Peró, única no interior fluminense que possui a Bandeira Azul, certificado internacional de excelência ambiental. Com 7,2 quilômetros de extensão, a praia conquistou o selo por causa da qualidade da sua água, livre de qualquer resquício de poluição, além da restinga preservada.

As ações começam com a campanha de conscientização para evitar as bitucas de cigarro na praia. O resíduo, extremamente prejudicial ao meio ambiente, em especial para os animais marinhos, foi o mais encontrado nas campanhas de limpeza de praia feitas no mundo, inclusive no Peró. A ação ocorre às 10 horas no trecho certificado com a Bandeira Azul e, às 12 horas, no Pontal do Peró, na divisa com Búzios.

Às 10 horas será lançada a Campanha SaneamentoJá, que visa a pedir ajuda às autoridades para que a concessionária Prolagos leve saneamento básico (rede separativa de esgotos) para a área urbana do Peró. Os detritos vão atualmente para a rede de águas pluviais, que lanças os esgotos no canal da Ogiva e a seguir no Canal Itajuru, que deságua na Ilha do Japonês e na Praia do Forte.

Através da Assembleia Legislativa, os moradores estão esmiuçando o contrato de concessão da Prolagos e cobrando providências à Agersa (agência de saneamento do estado) e à Prefeitura de Cabo Frio, que anunciou que vai transferir para a Prolagos a retirada dos esgotos dos quiosques da praia. A comunidade está contando com ajuda de técnicos e advogados do deputado Luís Martins (PDT), veranista no Peró.

No lançamento da campanha pelo saneamento, os moradores e ambientalistas também vão discutir outras questões, como segurança, ordenamento urbano e a dispensa de pessoal que mantinha o ordenamento e fiscalização ambiental da praia através do programa Bandeira Azul. A concentração será na orla, junto ao mastro da bandeira. No mesmo local,  o ambientalista Ernesto Galiotto fará uma exposição, marcando seus 50 anos de atividades culturais e de combate aos crimes ambientais na Região dos Lagos.