Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
PARA NÃO CAIR EM ROUBADA

Dia do Consumidor durante a pandemia: Procon aldeense alerta sobre cuidados com compras on-line

Órgão garante atendimento necessário e obrigatório à população

15 março 2021 - 15h28Por Redação

Nesta segunda-feira (15), é celebrado o Dia dos Direitos do Consumidor. A data teve origem em um discurso do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, proferido em 1962. A oratória presidencial exaltava a importância de uma relação justa entre empresas e consumidores, norteada pelo direito de ser ouvido, de informações claras e de segurança. Os conceitos deram origem a debates que se espalharam por vários países. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor em 1990 para legislar a relação de consumo, dando origem ao Procon, principal órgão de defesa. 

“O Procon Aldeense vem atuando em diversos segmentos para assegurar os direitos constitucionais ao consumidor. O objetivo é proporcionar ao empresário campanhas educativas, que conscientizem sobre os deveres. Ao consumidor, o direito ao atendimento necessário e obrigatório”, disse o coordenador do órgão, Márcio Lisboa. 

Durante a pandemia, muitos varejistas estão aproveitando o Dia do Consumidor para oferecer descontos e promoções em vendas on-line. Por isso, os consumidores devem ficar atentos a possíveis irregularidades. O Procon São Pedro da Aldeia alerta os potenciais clientes sobre os golpes mais comuns. 

Desconfie de valores: preços muito baixos, diferentes dos valores praticados no mercado por lojas similares, podem ser sinal de que algo está errado. Pesquise em sites diferentes, crie uma média e desconfie de promoções muito atrativas. 

Regras de devolução: confira a política da empresa sobre trocas, devoluções e prazos para entrega. A empolgação no momento da compra pode fazer com que o consumidor não se atente a detalhes importantes. O Código de Defesa garante o direito de devolução da mercadoria, dependendo de como a compra foi feita, em um prazo de sete dias.

Pagamento: se optar pelo pagamento por boleto bancário ou pix, verifique se o nome que aparece no documento é o da loja em questão.Também é válido pesquisar e comparar o número do CNPJ antes de confirmar o pagamento. Não compre se o nome em questão for de uma pessoa física, a não ser que conheça e confie no vendedor. 

Guarde as informações: registre em local seguro todos os dados da compra, como protocolo ou número do pedido, endereço do site, itens adquiridos com tamanho, cor e demais especificações, forma de pagamento e tipo de frete escolhido, por exemplo.    

Roubo de dados: links maliciosos e de lojas desconhecidas são utilizados como artifícios para roubar informações de potenciais clientes. Em posse de dados como CPF, data de nascimento e número do cartão, crimes virtuais são realizados. Não digite seus dados em sites que possuam links estranhos ou sem o certificado de conexão segura, representado por um cadeado que aparece ao lado do endereço eletrônico. Também não utilize redes públicas de Wi-Fi. Elas podem fornecer o acesso ao sistema dos dispositivos.      

Irregularidades podem ser denunciadas por meio dos telefones  (22) 2627-6086, que funciona como Whatsapp, ou por ligação através do número (22) 2321-0848. Também é possível obter informações presencialmente na sede do órgão, localizada na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum. 

Procon aldeense participa de mutirão on-line de renegociação de dívidas 

O Procon aldeense está participando de um mutirão, promovido pelo órgão nacional, para negociações de dívidas. O evento on-line tem início nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 31 de março. Consumidores podem acessá-lo por meio da plataforma consumidor.gov.br

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.