sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Dia D contra influenza em São Pedro da Aldeia é neste sábado

Vacinação será realizada em diversos locais entre as 8h e as 13h

27 abril 2019 - 09h38
Dia D contra influenza em São Pedro da Aldeia é neste sábado

Será realizado hoje em São Pedro da Aldeia o Dia D de Vacinação contra a Influenza, das 8h às 13h. A imunização ocorrerá na sala de vacinas e nas unidades de saúde do município, com exceção de Três Vendas e Mossoró. Desde o fim de abril, cerca de 20 postos estão vacinando o público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde. Em São Pedro da Aldeia, a meta é vacinar 90% do grupo definido para imunização até o dia 31 de maio, data estipulada para o fim da campanha ministerial.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha envolve crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas e trabalhadores de saúde.

Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. Para este último grupo, a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação, é obrigatória e deverá ser apresentada no ato da imunização. A vacina também será ofertada aos professores das escolas públicas e privadas.

No comparativo com 2018, a principal mudança no público-alvo foi a ampliação da margem infantil. Até o ano passado, o imunizante viral era aplicado apenas nas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, agora, naquelas com até 6 anos incompletos.

– O público do Dia D contra a Influenza é diferenciado; geralmente, os moradores que compõem o grupo definido estão trabalhando e não podem comparecer aos postos durante a semana para se vacinar. Neste Dia D, vamos abrir as nossas unidades de saúde para imunizar o maior número possível de pessoas que devem receber a vacina. Faremos a vacinação pela manhã até o começo da tarde para otimizar o funcionamento dos postos, se trata de uma campanha longa, então seguiremos a imunização até o fim do mês de maio - afirma a diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco.

A Influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais.

O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida, ainda, indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias. Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir as orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.