Assine Já
domingo, 16 de maio de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
15ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38271 Óbitos: 1463
Confirmados Óbitos
Araruama 9632 300
Armação dos Búzios 4705 57
Arraial do Cabo 1332 69
Cabo Frio 10222 542
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
ORIENTAÇÕES ONLINE

Detran RJ promove ações educativas durante Semana Nacional de Trânsito

Semana começou nesta sexta-feira (18) e vai até o dia 25

19 setembro 2020 - 14h24Por Redação

O Detran do Estado do Rio de Janeiro está promovendo ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito, que começou nesta sexta-feira (18) e vai até o dia 25 deste mês. O período chama a atenção da população para os perigos do trânsito e, neste ano de pandemia, reforçará a necessidade de conscientizar que pequenos hábitos podem fazer a diferença e salvar vidas tanto na atenção com o trânsito quanto nos cuidados com a saúde.
 
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o período de pandemia trouxe queda no número de vítimas de trânsito no estado. Entre janeiro e agosto deste ano, esse número caiu 40% em relação ao ano passado. Em agosto de 2019, por exemplo, foram 2.593 vítimas de trânsito e, neste ano, 1.863 vitimados.
Através da campanha, o órgão quer mostrar que é possível manter esse índice em baixos patamares com pequenas mudanças de hábitos.
 
“Durante a pandemia, aprendemos que alguns hábitos como utilização do álcool em gel, uso de máscara e outras medidas de segurança sanitária salvaram nossas vidas. Ajustamos nossa rotina para esses pequenos hábitos pela sobrevivência de todos. Agora, precisamos levar esse aprendizado para o trânsito. Vamos mostrar que também é possível e necessário introduzir mudanças positivas no trânsito, como retirar os fones de ouvido ao atravessar corretamente na faixa, usar sempre o capacete nas motos e silenciar as notificações do celular enquanto dirige, entre outras”, explicou o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.
 
Uma série de ações educativas online serão realizadas com o tema "Perceba o risco, proteja a vida". Todos os atores do trânsito serão abordados. Mas, com o aumento do fluxo de entregadores com bicicletas e motocicletas nas ruas, o maior foco será neles e os cuidados que devem ter no trânsito, com a sua vida e a higienização dos veículos e entregas.
 
"Queremos reforçar que esse é o momento para pensarmos em prevenção, tanto na saúde quanto no trânsito. Para ampliar o alcance da nossa mensagem, respeitando o distanciamento necessário neste momento de pandemia, focaremos na campanha virtual. Mensagens serão distribuídas através de parcerias com os aplicativos de corridas, e de GPS, para alcançar ainda mais pessoas. O momento atual nos mostra que é preciso cuidado redobrado na saúde e também no trânsito”, alertou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Rodrigo Varejão.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.