quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

Detran-RJ lança cartilha digital para motociclistas profissionais

O material está disponível para download no site do órgão

25 setembro 2020 - 16h10Por Redação

Com a pandemia do novo coronavírus e maior demanda para os serviços delivery, o Detran-RJ lança nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, uma cartilha digital com orientações destinadas aos motociclistas profissionais, fundamentais para a estratégia coletiva de isolamento social. A cartilha traz orientações gerais de prevenção do vírus, como higienizar corretamente guidon e capacete, dicas essenciais para a classe que arrisca a própria saúde na tarefa de levar e trazer inúmeros pedidos e encomendas diariamente. O material está disponível para download na página do órgão, através do link https://bit.ly/36kojmj.

O lançamento da cartilha fecha as ações do departamento na Semana Nacional de Trânsito, que neste ano, focou nos cuidados com a saúde e segurança dos motofretistas. Hoje, o Estado do Rio tem mais motocicletas que há um ano. Nos últimos 12 meses, foram mais 31 mil veículos desse tipo. O total de motos saltou de 1.211.646 para 1.243.203.

“Esses profissionais precisam estar protegidos com os equipamentos adequados e adotando as práticas de higienização, pois lidam diariamente com milhares de pessoas, o que aumenta as chances de se contaminarem. Desta forma, é  primordial que eles recebam orientações para garantir a sua proteção e como proceder corretamente para manter a sua saúde e de todos ao redor”, frisou o presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia.

Estado registra queda de 40% em vítimas de acidentes de trânsito durante isolamento social

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), o estado do Rio registrou de janeiro a agosto de 2019 mais de 19 mil vítimas do trânsito entre mortos e feridos. Já em 2020, esse número caiu para cerca de 11 mil vitimados, o que representa uma queda de 40% no número de vítimas de acidentes de trânsito no Estado no mesmo período.

Para conscientizar a população de que pequenas mudanças de hábitos podem interferir no dia a dia do cidadão, o Detran-RJ deu início na última sexta-feira (18), na campanha da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2020, que vai até o dia 25 de setembro. O objetivo é alertar a população sobre a importância de atitudes mais responsáveis que proporcionem um trânsito mais seguro para todos.

De acordo com o presidente do órgão, o isolamento social e o fechamento do comércio foram fatores importantes para a queda dos acidentes de trânsito. “O fechamento do comércio e o isolamento social contribuiram muito para a queda. Mas é muito importante lembrar que, mesmo com a diminuição, devemos manter os mesmos cuidados no trânsito e continuar preservando milhares de vidas", explicou o presidente do Detran.RJ Marcello Braga Maia.

Em todo o Brasil, de acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), o país registrou uma queda anual de 7% nas mortes por acidentes de trânsito no período entre 2015 e 2019, gerando uma redução de 43 mil para 30 mil mortes anuais.

Perceba o risco, proteja a vida

Com o tema da campanha nacional de 2020: "Perceba o risco, proteja a vida", o órgão quer mostrar que é possível manter esse índice em baixos patamares com pequenas mudanças de hábitos. Todos os atores do trânsito serão abordados. Mas, com o aumento do fluxo de entregadores com bicicletas e motocicletas nas ruas, principalmente nos grandes centros urbanos do Estado, o maior foco será neles e os cuidados que devem ter no trânsito, com a sua vida e a higienização das entregas. Para os demais agentes do trânsito, como os motoristas de ônibus, caminhões e automóveis, e ainda os pedestres, será reforçada a responsabilidade que cada um tem com a sua vida e com a dos outros.

“Queremos reforçar que esse é o momento para pensarmos em prevenção, tanto na saúde quanto no trânsito. Para ampliar o alcance da nossa mensagem, respeitando o distanciamento necessário neste momento de pandemia, focaremos na campanha virtual. Mensagens serão distribuídas através de parcerias com os aplicativos de corridas, e de GPS, para alcançar ainda mais pessoas. O momento atual nos mostra que é preciso cuidado redobrado na saúde e também no trânsito”, alertou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Rodrigo Varejão.

A Semana Nacional de Trânsito começou no último dia 18 e vai até o dia 25 de setembro. O Detran-RJ montou uma série de ações educativas online para mostrar que os cuidados com o trânsito e com a saúde devem andar sempre alinhados.