quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MAIS PROTEÇÃO

Detran orienta motoristas profissionais e entregadores a se protegerem contra o coronavírus

Em parceria com IFRJ, equipes vão distribuir kits com máscaras e álcool em gel às categorias

19 maio 2020 - 16h10Por Redação

O Detran-RJ criou um manual com medidas de proteção ao coronavírus para cada uma das categorias de profissionais do trânsito: caminhoneiros, taxistas, motofretistas, motoristas de aplicativos e de ônibus. São procedimentos simples, reunidos em cards digitais lúdicos, que serão distribuídos nas redes sociais e reforçados nos pontos onde cada categoria se reúne.

“Faremos ações pontuais, respeitando as orientações sanitárias e sem formar qualquer tipo de aglomeração. Vamos a terminais de ônibus, pontos de taxi, estacionamentos de entregadores, enfim, vamos conversar com cada uma dessas categorias tão fundamentais nesse momento. O Detran é o órgão especializado que está sempre em contato com os profissionais do volante e do guidom. Cuidar deles é nossa vocação. Por isso, selecionamos cuidados específicos para cada um, incluindo essa forma de divulgação que é mais segura em tempos de covid-19”, contou o presidente do Detran, Marcello Braga Maia, lembrando que o manual não será impresso e sim, digital para evitar contágio.

“No momento da abordagem, vamos dar as orientações, disponibilizar duas máscaras faciais, um pote de álcool em gel e já passar o manual para eles, via aplicativo de conversa ou airdrop. Este trabalho foi desenvolvido com cuidado e respeito àqueles que estão se expondo em favor da proteção de quem pode ficar em casa”, reforçou o presidente do Detran.

As medidas de proteção foram definidas e organizadas pelos especialistas em Educação para o Trânsito do Detran-RJ e levam em conta a necessidade e realidade de cada categoria. As primeiras ações começam nas próximas quarta, 20, e quinta-feira, 21. No dia 20, as equipes do Detran estarão no posto da Ceasa, em Irajá, para orientar caminhoneiros e taxistas. Já no dia 21, a ação acontecerá no Terminal Alvorada, para os motoristas de ônibus, e em shoppings do bairro, para entregadores e motoristas de aplicativos.

A ação é uma parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) que produziu o álcool, enquanto o Detran disponibilizou os frascos para o envasamento e as máscaras para completar o cuidado integral.

 “A parceria com o IFRJ é a prova de que a integração entre os organismos públicos fazem a diferença no combate ao Covid-19. Entendemos que a interação entre o conhecimento científico especializado e os executores de políticas públicas é fundamental para fazermos um enfrentamento mais contundente. Desejamos com essa parceria conscientizar os motoristas e motociclistas, que estão na linha de frente dos serviços essenciais, sobre os cuidados necessários para nos preservarmos do coronavírus e aproveitar para falarmos também sobre como diminuir acidentes de trânsito. Estamos durante o Maio Amarelo, por isso, não é demais falar também que celular e direção não é uma boa integração", reforçou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Allan Borges.

"Nesta parceria nós estamos fortalecendo o papel de ambas instituições. O IFRJ reforça o seu papel como instituição de ensino e se soma aos esforços de conscientização dos motoristas e motociclistas realizados pelo Detran.RJ. Assim, conseguimos fazer um controle da contaminação do novo coranavírus no Rio de Janeiro", frisou o reitor do IFRJ, professor Rafael Almada.

Detran na quarentena

Desde o início da quarentena, em 25 de março, o Detran se esforça para manter o atendimento à população, respeitando as regras de confinamento para evitar o contágio do novo coronavírus em suas unidades. Os serviços essenciais para atender casos emergenciais foram mantidos e vêm sendo adequados conforme a demanda. Estão sendo oferecidas a 1ª e 2ª vias da identificação civil (RG) e a segunda via da carteira de habilitação (CNH). As categorias de motoristas profissionais, além dos trabalhadores das áreas de saúde e segurança, tão imprescindíveis neste momento, tem prioridade.

No caso da carteira de identidade, também está sendo prestado o serviço prioritário para pessoas que precisam do documento para requerer auxílios financeiros dos governos, como o recurso emergencial de R$ 600, concedido pelo governo federal, o FGTS ou seguro desemprego, além de remédios gratuitos em farmácias.