Assine Já
terça, 07 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53752 Óbitos: 2196
Confirmados Óbitos
Araruama 12500 448
Armação dos Búzios 6589 73
Arraial do Cabo 1755 93
Cabo Frio 15618 902
Iguaba Grande 5581 147
São Pedro da Aldeia 7054 290
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
MAIS PROTEÇÃO

Detran orienta motoristas profissionais e entregadores a se protegerem contra o coronavírus

Em parceria com IFRJ, equipes vão distribuir kits com máscaras e álcool em gel às categorias

19 maio 2020 - 16h10Por Redação

O Detran-RJ criou um manual com medidas de proteção ao coronavírus para cada uma das categorias de profissionais do trânsito: caminhoneiros, taxistas, motofretistas, motoristas de aplicativos e de ônibus. São procedimentos simples, reunidos em cards digitais lúdicos, que serão distribuídos nas redes sociais e reforçados nos pontos onde cada categoria se reúne.

“Faremos ações pontuais, respeitando as orientações sanitárias e sem formar qualquer tipo de aglomeração. Vamos a terminais de ônibus, pontos de taxi, estacionamentos de entregadores, enfim, vamos conversar com cada uma dessas categorias tão fundamentais nesse momento. O Detran é o órgão especializado que está sempre em contato com os profissionais do volante e do guidom. Cuidar deles é nossa vocação. Por isso, selecionamos cuidados específicos para cada um, incluindo essa forma de divulgação que é mais segura em tempos de covid-19”, contou o presidente do Detran, Marcello Braga Maia, lembrando que o manual não será impresso e sim, digital para evitar contágio.

“No momento da abordagem, vamos dar as orientações, disponibilizar duas máscaras faciais, um pote de álcool em gel e já passar o manual para eles, via aplicativo de conversa ou airdrop. Este trabalho foi desenvolvido com cuidado e respeito àqueles que estão se expondo em favor da proteção de quem pode ficar em casa”, reforçou o presidente do Detran.

As medidas de proteção foram definidas e organizadas pelos especialistas em Educação para o Trânsito do Detran-RJ e levam em conta a necessidade e realidade de cada categoria. As primeiras ações começam nas próximas quarta, 20, e quinta-feira, 21. No dia 20, as equipes do Detran estarão no posto da Ceasa, em Irajá, para orientar caminhoneiros e taxistas. Já no dia 21, a ação acontecerá no Terminal Alvorada, para os motoristas de ônibus, e em shoppings do bairro, para entregadores e motoristas de aplicativos.

A ação é uma parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) que produziu o álcool, enquanto o Detran disponibilizou os frascos para o envasamento e as máscaras para completar o cuidado integral.

 “A parceria com o IFRJ é a prova de que a integração entre os organismos públicos fazem a diferença no combate ao Covid-19. Entendemos que a interação entre o conhecimento científico especializado e os executores de políticas públicas é fundamental para fazermos um enfrentamento mais contundente. Desejamos com essa parceria conscientizar os motoristas e motociclistas, que estão na linha de frente dos serviços essenciais, sobre os cuidados necessários para nos preservarmos do coronavírus e aproveitar para falarmos também sobre como diminuir acidentes de trânsito. Estamos durante o Maio Amarelo, por isso, não é demais falar também que celular e direção não é uma boa integração", reforçou o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Allan Borges.

"Nesta parceria nós estamos fortalecendo o papel de ambas instituições. O IFRJ reforça o seu papel como instituição de ensino e se soma aos esforços de conscientização dos motoristas e motociclistas realizados pelo Detran.RJ. Assim, conseguimos fazer um controle da contaminação do novo coranavírus no Rio de Janeiro", frisou o reitor do IFRJ, professor Rafael Almada.

Detran na quarentena

Desde o início da quarentena, em 25 de março, o Detran se esforça para manter o atendimento à população, respeitando as regras de confinamento para evitar o contágio do novo coronavírus em suas unidades. Os serviços essenciais para atender casos emergenciais foram mantidos e vêm sendo adequados conforme a demanda. Estão sendo oferecidas a 1ª e 2ª vias da identificação civil (RG) e a segunda via da carteira de habilitação (CNH). As categorias de motoristas profissionais, além dos trabalhadores das áreas de saúde e segurança, tão imprescindíveis neste momento, tem prioridade.

No caso da carteira de identidade, também está sendo prestado o serviço prioritário para pessoas que precisam do documento para requerer auxílios financeiros dos governos, como o recurso emergencial de R$ 600, concedido pelo governo federal, o FGTS ou seguro desemprego, além de remédios gratuitos em farmácias.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.