quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
MAIS FACILIDADE

Detran dispensa agendamento de veículos em atraso

Para providenciar a regularização, basta o proprietário quitar as taxas em débito e buscar o licenciamento

03 setembro 2020 - 16h59Por Redação

O Detran-RJ continua buscando medidas para atender melhor a população nesse período de pandemia. Por isso, os proprietários de veículos que estiverem com o licenciamento em atraso e quiserem regularizar a situação não precisam mais fazer agendamento. Para providenciar a regularização, basta o proprietário quitar as taxas (GRT + DPVAT) dos anos em débito e de 2020 para buscar o licenciamento nas unidades do Detran. O novo mecanismo atenderá 700 pessoas/dia nos 35 postos que estão abertos no momento.

A exceção é para quem já está com o CRLV digital disponível e precisa apenas baixar o documento pelo aplicativo do SERPRO Carteira Digital de Trânsito. Portanto, antes de ir ao posto o proprietário deve verificar no site do Detran a situação do seu CRLV digital. O caminho é detran.rj.gov.br>>Veículos>> Consulta>> Veja o cadastro do seu veículo. Outra opção para consulta é o link http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=crlv. Ao informar os dados, o proprietário saberá se está com o CRLV digital disponível. Mas atenção: frisamos que a busca do CRLV no posto é possível apenas para aqueles que estão com o licenciamento em atraso.

Veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros, que neste ano, em função da pandemia, não precisam ser vistoriados para emitir o documento, também não são alcançados pela medida anunciada hoje. Estes ainda necessitam do agendamento, mas continuam sendo beneficiados por não precisarem fazer a vistoria este ano, já que estamos em tempos de pandemia e é preciso reduzir o contato ao máximo. A necessidade desses veículos irem ao posto deve-se a documentos que precisam ser apresentados, como registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Nos postos drive thru do Detran é preciso ir de carro. Já nas unidades do Poupa Tempo e na sede do Detran, no Centro do Rio, não há necessidade de levar o automóvel. Por dia, cada unidade atenderá a 20 veículos que não agendaram e estão com o licenciamento em atraso. 

– Nossa capacidade de atendimento está reduzida, inclusive no agendamento. Precisamos resguardar os funcionários do contágio e, portanto, não podemos, por exemplo, nem ocupar todas os postos de trabalho do agendamento. São limitações contingenciais em decorrência da pandemia  – esclareceu o presidente do Detran Marcello Braga Maia.

Na sede do departamento, no Centro do Rio, o atendimento acontece das 8h às 16h, nos postos de vistoria, das 9h às 16h, e nas unidades do Rio Poupa Tempo (Bangu Shopping, Caxias Shopping e Shopping Grande Rio) continua funcionando das 8h às 17h.

CRLV DIGITAL

Lembramos que já está disponível o CRLV em versão digital. O documento pode ser baixado em aparelhos celulares ou tablets, é válido em todo o território nacional, substituiu completamente o documento obtido no Detran e pode ser utilizado por até 5 pessoas diferentes. O passo a passo está disponível no site www.detran.rj.gov.br e no link https://youtu.be/qXAS5N1KtQg. Orientamos a busca pelos serviços nas unidades do Detran somente quando não houver alternativas.

Se o acesso no aplicativo for feito corretamente e o documento 2020 não for encontrado, procure o Detran.RJ pelos números do teleatendimento (21 3460-4040 e 3460-4041) para verificar a situação. Algumas falhas de comunicação entre os sistemas do Detran e do Denatran ou de compensação de pagamentos podem ocorrer. As questões serão analisadas e, resolvidas. Quem mesmo assim quiser emitir o CRLV em uma das unidades do Detran precisará realizar agendamento prévio pelo site ou pela central de atendimento.

VISTORIA

Como informado acima, devido à pandemia do Coronavírus, está suspensa a exigência de vistoria para o licenciamento anual 2020 dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros. Dessa forma, nenhum veículo do Estado do Rio de Janeiro este ano está realizando vistoria para o serviço de licenciamento anual.

Continuam realizando vistoria somente os serviços de segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e Trocas de Propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município.