Assine Já
quinta, 06 de maio de 2021
Região dos Lagos
29ºmax
16ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37036 Óbitos: 1405
Confirmados Óbitos
Araruama 9482 290
Armação dos Búzios 4582 57
Arraial do Cabo 1313 69
Cabo Frio 9818 517
Iguaba Grande 3712 91
São Pedro da Aldeia 5088 214
Saquarema 3041 167
Últimas notícias sobre a COVID-19
PROCURA MAIS FÁCIL

Depois de cinco anos, Cabo Frio voltará a ter agência do Sistema Nacional de Emprego

Balcão de empregos funcionará no Terminal de Transatlânticos, na Passagem

07 outubro 2020 - 14h22Por Redação

Uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) vai implantar uma agência do Sistema Nacional de Emprego – SINE/RJ em Cabo Frio. Representantes do estado fizeram na manhã desta quarta-feira (7) uma visita técnica no local, que vai funcionar no Terminal de Transatlânticos, na Passagem.

As tratativas tiveram início ainda no ano passado e se intensificaram em maio deste ano. Em agosto, foi assinado o termo de cooperação técnica e o próximo passo é o treinamento dos funcionários que atuarão no local, o que deve acontecer em até 15 dias. A antiga unidade funcionava na Av. Teixeira e Souza e foi descredenciada do sistema em 2015.

O treinamento será promovido pelo Governo do Estado e vai capacitar cinco servidores municipais para o atendimento ao público com a utilização das ferramentas disponíveis para a solicitação do seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho e agendamento e intermediação de mão de obra. 

Participaram da visita o subsecretário municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher, Felipe Pereira; a supervisora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renata Riscado; o superintendente da mesma pasta, João Marcelo Neves; o coordenador do superintendência de atendimento ao trabalhador, Tarcísio Almeida e a arquiteta da Setrab, Anna Cecília Poggi.

A agência do Sine vai funcionar com toda a estrutura, mobiliário e mão-de-obra da Prefeitura. O Estado é responsável pela capacitação, vistorias técnicas e intermediação junto ao Ministério da Economia. A previsão é que a unidade seja inaugurada até o fim do mês. Também está em estudo a implantação de um totem de autoatendimento no Segundo Distrito.

 O Sine 

O Sistema Nacional de Emprego - SINE/RJ é uma política pública, criada em 1975 pelo Governo Federal, através do decreto n° 76.403, com o objetivo de abrir as portas do emprego formal para milhares de brasileiros.
 
São oferecidos serviços de intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e carteira de trabalho, tendo entre seus objetivos e diretrizes:

- Otimizar o acesso ao trabalho e a sistemas de educação e de qualificação profissional e tecnológica;
- Propiciar orientação ao trabalhador quanto à escolha de emprego;
- Prestar informações aos empregadores sobre os recursos humanos disponíveis;
- Estabelecer condições para a adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho em todos os níveis de capacitação.

(*) Prefeitura de Cabo Frio enviou atualização às 15h20.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.