sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Depois da folia, a hora é de suar

Prefeituras promovem projetos esportivos gratuitos para queimar os excessos das férias e do Carnaval

12 março 2019 - 09h42
Depois da folia, a hora é de suar

É comum dizerem que, no Brasil, o ano só começa depois do Carnaval. Sendo assim, tão logo acaba a folia, muita gente procura uma forma de movimentar o corpo para eliminar os efeitos dos excessos das férias e do Carnaval. Uma boa pedida é inscrever-se em algum dos projetos esportivos gratuitos oferecidos pelas prefeituras da região. 

Em Arraial do Cabo, o projeto ‘Um Novo Tempo’ retorna às atividades nas próximas semanas, capitaneado pela Secretaria de Educação, Esporte, Lazer, Cultura, Ciência e Tecnologia. Os interessados já podem se inscrever no Estádio Hermenegildo Barcelos (Barcelão), das 8 às 17h. É preciso levar cópias da identidade, do CPF e do comprovante de residência. Para inscrever menores de idade, além da documentação do responsável é preciso apresentar cópia da certidão de nascimento da criança.

Entre as modalidades oferecidas no projeto estão futebol, vôlei, treinamento funcional e dança, entre outras. Além do Centro, haverá aulas em Monte Alto, Figueira, Sabiá, Caiçara e Pernambuca. Pessoas a partir dos cinco anos de idade podem participar. 

Já em Búzios foram abertas as inscrições para a Escola Municipal de Natação, As aulas acontecem às terças e quintas na praia do Canto (Centro), às 8h e às 14h. Os interessados devem ir ao local com a cópia da RG, o comprovante de residência e atestado médico. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais.

Também no balneário, mas na praia de Geribá e no Hotel Atlântico (área que fica em frente), a Secretaria de Esporte e Lazer buziana oferece toda segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 7h, treinamento funcional e a escolinha de futevôlei. As inscrições acontecem no local. É preciso levar comprovante de residência, cópia do RG, atestado médico e preencher um questionário na hora. Menores de idade devem ser acompanhados pelos pais. As inscrições estão sempre abertas, basta falar com os professores.  

A idade mínima para participar é oito anos, para o futevôlei; e 15, para o treinamento funcional, que consiste em um circuito de obstáculos, para deslocamento na areia. Os benefícios são a melhora no sistema cardiovascular e o fortalecimento de músculos e articulações, entre outros.  

O fim da folia também marcou ontem o reinício dos projetos gratuitos ‘Orla em Movimento’, ‘Movimenta São Pedro’ e ‘Academia Popular’. O ‘Orla em Movimento’ promove aulas de circuito funcional, vôlei de praia, tai chi chuan, beach soccer, capoeira, ginástica, ioga e hidroginástica nos bairros Centro, Praia Linda, Baixo Grande, Baleia, Balneário, Porto da Aldeia (Praia da Pitória) e Boqueirão. Já a programação do ‘Movimenta São Pedro’ mobiliza os bairros Balneário (Cancela), Estação (Praça do Arruda), Poço Fundo e Mossoró com atividades de futebol de campo, ginástica, pilates, futebol society. A idade mínima varia de acordo com a modalidade escolhida, sendo que a maioria é oferecida a partir de 14 anos. Na Academia Popular, as atividades ocorrem em dois períodos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 22h. Na inscrição, o aluno deverá optar por um dos dois turnos. Todos os participantes são supervisionados por professores.

As inscrições são feitas de forma contínua durante todo o ano na Subsecretaria de Esporte e Lazer, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade, ao lado da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. É preciso levar cópias do RG e do comprovante de residência, além de uma foto 3x4.

Por fim, em Cabo Frio, os projetos estão sendo reformulados por causa do processo seletivo realizado pela prefeitura, mas algumas atividades como musculação (a partir de 16 anos; masculino e feminino); caratê (a partir dos sete anos) e judô estão sendo oferecidos. Possivelmente, na próxima semana, serão divulgadas outras atividades, locais e horários.

A ideia é oferecer ainda aulas de basquete, vôlei, futsal; handebol e surfe. Os interessados podem conseguir informações no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho, ou no segundo distrito, no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, em Tamoios. Para a matrícula são exigidas duas fotos 3x4; original e cópia do CPF e do RG; comprovante de residência e, no caso de menor de idade; a documentação do responsável, declaração de matrícula na rede de ensino e certidão de nascimento. 

No ato da inscrição, será respondido um questionário e, caso haja necessidade, será preciso levar atestado médico, posteriormente.