sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
LINHA VERDE

Denúncias ambientais crescem 74% na região nos quatro primeiros meses de 2021

Maus tratos a animais lideram a estatística de crimes delatados pelo Disque Denúncia

08 maio 2021 - 11h25Por Rodrigo Branco

O número de denúncias pelo Linha Verde, versão ambiental do serviço Disque Denúncia, cresceu 74% nos primeiros quatro meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Em Araruama, por exemplo, a quantidade de reclamações pelo serviço quase triplicou, passando de 16 no primeiro quadrimestre de 2020 para 47 no mesmo período deste ano.

Em Cabo Frio, foram 36% a mais de denúncias de irregularidades e crimes ambientais entre janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período de 2020. O cenário confirma a tendência de aumento no número das reclamações observado entre 2019 e 2020, que foi de 23%. No primeiro quadrimestre de 2021, o maior número de denúncias foi registrado em Unamar (10), seguido de São Cristóvão, Aquárius, Jardim Esperança e Palmeiras (3).

Já em Arraial, de um ano para o outro, o número de denúncias subiu de duas para sete, o que representa quase o quádruplo. Os casos foram em Figueira (4) e na Praia dos Anjos, Prainha e Pontal do Atalaia (1). Entre 2019 e 2020, no entanto, houve redução de 49 para 18 comunicações ao serviço Linha Verde (63%). 

O viés também é de alta nos chamados feitos para o Linha Verde em São Pedro da Aldeia (de 20 para 22); Búzios (de dez para 16) e Iguaba Grande (de zero para três). Os três municípios também tiveram aumento no número de situações irregulares denunciadas entre 2019 e 2020: Búzios passou de 26 para 33; São Pedro, de 32 para 60; e Iguaba, de 7 para 17. 

Apesar de os números apontarem que a população tem recorrido mais ao serviço nos últimos anos, a leitura é de que o Linha Verde ainda não está devidamente difundido na Região dos Lagos. Por causa disso, o programa ambiental do Disque Denúncia quer estimular o aumento nos chamados.

A população pode denunciar de forma anônima por meio dos telefones 0300 253 1177 [custo de ligação local) e (21) 2253 1177, pelo aplicativo ‘Disque Denúncia RJ’, pela fanpage do Linha Verde (facebook.com/linhaverdedd) ou pelo site do Disque Denúncia.

Maus tratos a animais lideram a estatística

Modalidade de crime ambiental que gera comoção entre a população, os maus tratos a animais lideraram a estatística entre os maiores motivos de chamados pelos denunciantes. Somente esse ano, já foram 72 denúncias nos seis municípios citados nesta reportagem.

Cabo Frio é a cidade onde se fez o maior número de denúncias do tipo entre janeiro e abril de 2021, com 22; seguido de Araruama, com 20; e São Pedro da Aldeia, com 13. No município aldeense, um caso de repercussão recente foi o ataque de um pitbull a um gato, no dia 16 de abril, em que a Polícia Civil investiga a possível ação proposital do dono do cão. O suspeito perdeu a guarda do pitbull e foi multado.

Operação conjunta contra construções irregulares em Tamoios 

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento; Regularização Fundiária, Fiscalização de Posturas e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) fizeram, na quarta-feira (5), uma operação conjunta contra o desmatamento, o parcelamento ilegal do solo e as construções ilegais em áreas de Proteção Ambiental, no Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado e APA Federal da Bacia do Rio São João, em Tamoios.

A ação teve o apoio de agentes da Unidade de Polícia Ambiental (Upam) e da Polícia Militar. Com o auxílio de uma retroescavadeira, foram feitas demolições em estruturas que já haviam sido construídos. Um homem foi levado para a delegacia por construir na área do Parque.