quarta, 17 de dezembro de 2025
quarta, 17 de dezembro de 2025
Cabo Frio
24°C
Magnauto
Promotoria

Déficit com Educação Infantil e Fundamental motiva estadualização

Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva afirma que Cabo Frio não precisa acatar decisão

16 outubro 2015 - 09h51Por Nicia Carvalho

A recomendação expedida na última quarta-feira pelo Ministé­rio Público para que a Prefeitura de Cabo Frio devolva, até 2017, o Ensino Médio para o Estado do Rio, foi motivada pelas metas es­tabelecidas no Plano Nacional de Educação e pelo déficit municipal com creches e escolas de educa­ção infantil.

A afirmação é de Marcela Amaral, titular da 2ª Promotoria de Justica de Tutela Coletiva de Cabo Frio. Nesta entrevista, ela destaca que não há obrigação de o município acatar a orientação, mas que o MP pode recorrer a mecanismos judiciais caso os ín­dices de deficiência no segmento de competência municipal conti­nuem. Atualmente, Cabo Frio tem seis escolas de ensino médio, com cerca de 2 mil vagas.

Folha dos Lagos: O que mo­tivou a recomendação do MP?

Marcela Amaral: A Constitui­ção desde 1988 prevê que o Ensi­no Médio é obrigação do Estado, assim como a Lei Orgânica de Cabo Frio prevê a como compe­tência do município a Educação Infantil e Fundamental. O Ensino Médio seria mantido pela prefei­tura até abril de 1990, quando a lei orgânica foi promulgada. O Plano Nacional de Educação, que parte do Minsitério da Educação, tam­bém determina isso. Então não é algo que parta da Promotoria ou do MP. A ideia é que o município pode sim ter ensino médio, desde que ele arque com suas obriga­ções constitucionais que é atender a população de forma adequada que são as creches, pré-escola e ensino fundamental. Os índices nessa área mostram que o muni­cípio não está cumprindo com sua obrigação de forma integral. Tem meta para ser cumprida até 2016 e Cabo Frio não atinge ainda.

Folha: Qual objetivo do MP?

Marcela: É equalizar recur­sos, num momento de carência financeira notória. Liberar recur­sos da educação para que o mu­nicípio cumpra sua obrigação que no ponto de vista do Ministério Publico é mais importante para a cidade. O dia que Cabo Frio atin­gir todas as metas com relação a educação infantil e ensino funda­mental, ele vai poder ter o ensino médio. Mas por ora é uma forma realmente de equalizar recursos.

 

Leia Também

MEIO AMBIENTE

MPF aciona governo de Cabo Frio para cessar poluição em Comunidade Quilombola de Maria Joaquina

Ação pede medidas urgentes para impedir lançamento de esgoto, reparação integral dos danos ambientais e indenização mínima de R$ 1,2 milhão
Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original
Esportes

Éric Rebière fica perto de se tornar o primeiro surfista a completar uma trilogia de ficção original

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
EDUCAÇÃO

Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática

Salinas inaugura primeira loja no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio
Geral

Salinas inaugura primeira loja no Shopping Park Lagos, em Cabo Frio