Assine Já
sábado, 13 de agosto de 2022
Região dos Lagos
25ºmax
15ºmin
VIAJE BEM Confira 331 hospedagens bem avaliadas na Região dos Lagos
PREVENÇÃO DE RISCOS

Defesa Civil de Cabo Frio realiza palestra sobre engasgamento com crianças e adultos

Atividade foi realizada na Escola Municipal Professora Ana Pereira Gonçalves, em Tamoios

03 junho 2022 - 15h30Por Redação

A Secretaria de Segurança Pública de Cabo Frio ministrou, na quarta-feira (1º), uma palestra sobre Engasgamento e Sufocamento com Crianças e Adultos. A atividade foi realizada pela Superintendência da Defesa Civil na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ana Pereira Gonçalves, no distrito de Tamoios.

A sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade. Segundo dados da ONG Criança Segura, todos os anos no Brasil, mais de 700 crianças morrem vítimas desses casos.

– O primeiro atendimento faz toda a diferença na recuperação e sobrevida da vítima, por isso os adultos devem sempre estar capacitados para, caso seja necessário, saibam as manobras de forma correta e precisa. Estamos colocando também uma cartilha para auxiliar neste trabalho de prevenção – explicou o superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio.

Para crianças o sufocamento pode ocorrer através da alimentação especialmente em crianças menores de 3 anos, faixa etária em que o controle da mastigação/deglutição está em desenvolvimento, especialmente pela falta dos dentes molares.

Outra forma da ocorrência de sufocamento em crianças é a colocação de um corpo estranho nas cavidades do corpo. Esse tipo de ocorrência é mais grave quando o corpo estranho caminha para as vias aéreas, o que pode obstruir a passagem do ar e causar uma diminuição significativa da oxigenação e resultar em morte por asfixia.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.