sexta, 21 de junho de 2024
sexta, 21 de junho de 2024
Cabo Frio
26°C
Park lagos
Park Lagos 2
Geral

Defesa Civil de Cabo Frio debela princípio de incêndio em vegetação no Mirante do Arpoador

13 setembro 2023 - 13h03Por Redação
Defesa Civil de Cabo Frio debela princípio de incêndio em vegetação no Mirante do Arpoador

Uma equipe da Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio debelou um princípio de incêndio, na tarde desta terça-feira (12), em parte da vegetação que fica na área do Mirante do Arpoador, no Canto do Forte.

Acionada pela Secretaria de Governo, a Defesa Civil Municipal rapidamente se deslocou até o local, onde os agentes realizaram o combate às chamas, impedindo que elas se propagassem pela vegetação.

Essa é a segunda vez, apenas nesta semana, que a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio participa desse tipo de ação. Nesta segunda-feira (11), a equipe deu suporte ao Corpo de Bombeiros para debelar um foco de incêndio, na região da Reserva do Peró. Somente nas últimas 24 horas, foram registradas cinco ocorrências, no total.

O superintendente de Defesa Civil de Cabo Frio, Marcus Dothavio explica que o número de ocorrências de incêndio tem aumentado nos últimos dias no município devido ao tempo seco e aos ventos, de intensidade moderada a forte.

Por essa razão, a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio intensifica os esforços para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar focos de incêndios em áreas de vegetação e nos centros urbanos, já que 90% dos focos começam por ações humanas.

“Uma simples ação inapropriada, como jogar uma bituca de cigarro no chão, pode criar foco de incêndio em área de vegetação ressecada. Todo cuidado é pouco, e qualquer fagulha pode causar o início de chamas na vegetação ressecada”, alertou Dothavio.

Para diminuir o risco de queimadas, a Defesa Civil orienta que os moradores não descartem resíduos em áreas de preservação ambiental, evitem acender fogueiras e queimar lixo em períodos de ventos fortes.

Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, a orientação é se afastar do fogo, jamais tentar apagá-lo sozinho e comunicar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193 e a Defesa Civil, pelo 199, sobre a localidade atingida, se possível com detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo de conter as chamas.