Assine Já
quarta, 26 de janeiro de 2022
Região dos Lagos
32ºmax
22ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 57760 Óbitos: 2243
Confirmados Óbitos
Araruama 12913 456
Armação dos Búzios 7361 73
Arraial do Cabo 2014 93
Cabo Frio 16940 938
Iguaba Grande 5610 148
São Pedro da Aldeia 8267 292
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
EQUCIONAMENTO

Débitos na Dívida Ativa podem ser parcelados de forma on-line em Cabo Frio

No Portal Tributário, contribuinte pode parcelar valor devido em até 12 vezes

05 dezembro 2021 - 18h00Por Redação

A Prefeitura de Cabo Frio implantou o parcelamento online dos débitos inscritos na Dívida Ativa. Para equacionar a situação e ficar em dia com o município, o contribuinte pode parcelar débitos ajuizados ou não ajuizados em até 12 vezes no Portal Tributário da Secretaria de Fazenda. Diferentemente do parcelamento feito de forma presencial, não há a necessidade de apresentação ou envio de documentos.

Antes de fazer o parcelamento propriamente dito, o contribuinte precisa fazer um cadastro no endereço http://186.232.175.2:8091/PortalTributario-web/divida/emissao_divida.xhtml. Na aba superior, é preciso entrar na opção ‘Dívida Ativa’ e depois em ‘credenciamento’. Em seguida, o contribuinte marca novamente a opção ‘credenciamento’ entre as duas que aparecem disponíveis; escolhe o imposto para o qual deseja parcelamento e indica se a dívida é de pessoa física ou jurídica.

Nos campos que surgem abaixo, o contribuinte deverá preencher o índice cadastral; o número do CPF ou CNPJ; um e-mail e o telefone de contato. Depois deve clicar no botão “gerar senha”. A senha gerada será enviada para o e-mail que foi cadastrado para que o processo tenha continuidade.

De posse da senha, o contribuinte deverá novamente ir à aba superior e clicar em ‘Dívida Ativa’ e depois em ‘Parcelamento de Débitos’. Em seguida, é preciso optar entre inscrição cadastral do imóvel (IPTU); inscrição municipal (ISSQN) ou código do contribuinte (taxas diversas).

Inseridas as informações pedidas, o sistema informa o valor do débito com juros e multa e o contribuinte tem a oportunidade de escolher a quantidade de parcelas, a data de vencimento e fazer uma simulação. Após definir os termos do parcelamento, basta clicar em ‘confirmar simulação’. Feito o acordo, o contribuinte gera o termo de parcelamento para impressão, assim como as guias de pagamento, via DAM (Documento de Arrecadação Municipal).

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode assistir a um vídeo explicativo no endereço Dívida Ativa – Secretaria de Fazenda de Cabo Frio ou enviar uma mensagem para o e-mail [email protected] O parcelamento da Dívida Ativa também pode ser feito de forma presencial, em até 36 vezes, na sede da Secretaria de Fazenda, que fica na Rua Major Belegard, 395, Centro.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.