quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Geral

Crise na saúde de Cabo Frio afeta cidades vizinhas

Prefeitura de Rio das Ostras afirma que está sofrendo impactos da falta de atendimento em Cabo Frio

16 julho 2019 - 08h43
Crise na saúde de Cabo Frio afeta cidades vizinhas

Na semana em que o governo Adriano Moreno completa um ano (a posse foi no dia 17 de julho de 2018), justamente a Saúde, setor que foi a principal plataforma de campanha da atual gestão, sofreu mais um baque. Ao melhor estilo “a que ponto chegamos”, a Prefeitura de Rio das Ostras emitiu uma nota no domingo afirmando estar sofrendo profundos impactos dos problemas do setor em Cabo Frio. Segundo o governo riostrense, pacientes de Cabo Frio estariam superlotando o Pronto-Socorro da cidade vizinha. A Prefeitura de Cabo Frio nega e chama a nota de “leviana”.

“A Prefeitura de Rio das Ostras informa que, devido aos decorrentes problemas na Rede Municipal de Saúde de Cabo Frio, o Pronto-Socorro de Rio das Ostras vem recebendo uma crescente demanda de pacientes da região”, diz a nota, enumerando as providências que estão sendo tomadas.

“No entanto, a equipe da unidade pede a compreensão da população, pois está trabalhando prontamente para evitar possíveis transtornos e melhor atender a todos. Neste domingo, o Pronto-Socorro se encontra com 14 pacientes do município vizinho no setor de traumatologia e demais nos consultórios. Para atender a demanda, macas extras já foram providenciadas para as enfermarias e salas de hidratação”, segue o texto publicado nas redes sociais da Prefeitura.

O problema estaria sendo causado pela paralisação de servidores da Saúde. A paralisação ocorre em protesto ao atraso nos salários de servidores municipais de Cabo Frio neste mês. Segundo o calendário de escalonamento dos pagamentos divulgado pela Prefeitura de Cabo Frio, os últimos servidores só deverão receber o salário de maio por volta do dia 25 de julho.

De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde de Cabo Frio (Sindsaúde), a paralisação teve adesão de 50% dos servidores ontem.
A reportagem da Folha pediu entrevista com o secretário de Saúde de Cabo Frio, Márcio Mureb. A Prefeitura enviou uma nota, via assessoria, negando a existência do problema e chamando o texto divulgado pela Prefeitura de Rio das Ostras de “leviano”. 

“A Prefeitura de Cabo Frio informa que o comunicado publicado pela Prefeitura Municipal de Rio das Ostras não procede e lamenta profundamente a postura leviana do município. Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento nas unidades de saúde de Cabo Frio está normalizado, sem qualquer indício de superlotação”.

A nota afirma ainda que as unidades de saúde estão com funcionamento normal.

“As emergências da UPA e do Hospital de Tamoios, do Hospital da Mulher, do Hospital São José Operário e da UPA do Parque Burle seguem a rotina normal de atendimento. No caso específico do Hospital do Jardim Esperança, a secretaria está fazendo um levantamento para avaliar a redução do atendimento, uma vez que a maior parte dos funcionários da unidade é composta por servidores efetivos, que já receberam seus salários, não justificando, portanto, a falta de profissionais”, alegou.

A Prefeitura de Cabo Frio ainda devolveu o problema. Disse que, na verdade, a rede de saúde da cidade é impactada por moradores de Rio das Ostras e Búzios que procuram atendimento.

“Ainda de acordo com a Secretaria, o que acontece na realidade é a situação inversa, ou seja, moradores de municípios como Rio das Ostras e Búzios procuram as unidades de saúde de Cabo Frio diariamente, principalmente para atendimentos específicos e de maior gravidade”, rebateu.
A Folha procurou as Prefeituras de Búzios e Rio das Ostras, mas elas não se pronunciaram sobre a nota emitida pela Prefeitura de Cabo Frio.