quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
A COR DA FÉ

Feriado de Corpus Christi na região é marcado pela volta da tradição dos tapetes de sal

Depois de dois anos, municípios e paróquias retomam celebrações abertas à população

16 junho 2022 - 09h37Por Redação

Neste ano, o feriado de Corpus Christi nos municípios da Região dos Lagos são marcados pela retomada de uma tradição de muitos anos, que é a confecção dos tapetes de sal, interrompida nos dois últimos anos por causa da pandemia de Covid-19. Com o cenário epidemiológico relativamente controlado, as celebrações voltam a ter a participação da população.

Mistura de manifestação artística e de fé, o trabalho está sendo feito desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), pelos fiéis das paróquias envolvidas.

Em Cabo Frio, as ruas estão sendo enfeitadas no Centro e em Unamar, no distrito de Tamoios. Para manter a tranquilidade e a segurança dos fiéis, a Prefeitura organizou um esquema especial em parceria com a Igreja Católica e as polícias Civil e Militar.

Diversas vias foram interditadas para a entrega do sal, o período de produção, os festejos religiosos e a limpeza das ruas. As ruas foram fechadas às 4h da manhã e reabertas no fim do período, à meia-noite. A confecção dos tapetes vai começou às 8h e segue até 13h. A missa será às 18h. Haverá show na Praça Porto Rocha, a partir das 20h, com o cantor Tom Zahir.

Confira abaixo as vias que serão interditadas:

Centro
Rua Teixeira e Souza / Rua João Pessoa;
Rua Raul Veiga / Lopes da Guia;
Rua Raul Veiga / Santos Dumont;
Largo Santo Antônio / Rua Jardim Silva;
Av. Nossa Senhora da Assunção / Travessa Maçônica;
Rua Raul Veiga / Rua Miguel Couto;
Rua Jonas Garcia / Rua José Watz Filho;

Tamoios
Rua Hermanida Jacob (antiga Rua Olga Coutinho);
Rua Orlando Bragança;
Avenida Independência.

ARRAIAL DO CABO

No município cabista, o mosaico de tapetes é feito na Avenida Leonel de Moura Brizola, no Centro. Para este ano, serão utilizadas mais de 50 toneladas de sal. A procissão está marcada para 15h30, com saída da Igreja Nossa Senhora dos Remédios em direção à Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Na chegada da procissão, será feito o 2º dia da Novena e logo após, a Missa de Corpus Christi. O evento faz parte da celebração de Corpus Christi, que acontece toda quinta-feira após a oitava de Pentecostes.

ARMAÇÃO DOS BÚZIOS 

A Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, com apoio da Prefeitura de Búzios,realiza a tradicional solenidade de Corpus Christi na igreja de Santa Rita de Cássia, em Manguinhos. Este ano será retomada a confecção dos famosos Tapetes de sal pelos féis na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, entre a igreja de Santa Rita de Cássia e a Academia Workout Búzios.

Às 17h será realizada a Santa missa seguida de procissão e benção solene. O trânsito foi desviado no trecho da Avenida José Bento Ribeiro Dantas entre a Academia Workout Búzios e o Trevo do Ceceu,até 23h desta quinta (16). 

SÃO PEDRO DA ALDEIA

No município aldeense, as ruas João Martins, Francisco Santos Silva, João XXIII e Epaminondas Pereira Nunes, do Centro da cidade,foram interditadas para confecção dos tapetes de sal ornamentais. Alunos e profissionais de 12 escolas municipais também vão participar da elaboração dos tapetes.O cortejo religioso em direção à Matriz Histórica será realizado após a missa das 16h30, na Matriz Auxiliar .