Assine Já
quinta, 13 de maio de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
18ºmin
http://www.alerj.rj.gov.br/
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37918 Óbitos: 1447
Confirmados Óbitos
Araruama 9612 300
Armação dos Búzios 4692 57
Arraial do Cabo 1317 69
Cabo Frio 10088 529
Iguaba Grande 3759 93
São Pedro da Aldeia 5248 224
Saquarema 3202 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
Bandeira Azul

​Coordenadora Nacional do Programa Azul realiza visita técnica as praias de Búzios

Um projeto já está sendo desenvolvido pela Prefeitura e será apresentado ao Júri Nacional no próximo ano, algumas adequações também já começaram a ser feitas

22 agosto 2019 - 17h03
​Coordenadora Nacional do Programa Azul realiza visita técnica as praias de Búzios

A Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, esteve nesta quinta-feira, (22), fazendo uma visita técnica as praias de Búzios. A vistoria foi acompanhada pelos Secretários de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, Alexandre Verdade e Meio Ambiente, Fernando Savino.  A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios.

Uma das praias visitadas foi a Praia do Forno. Um projeto já está sendo desenvolvido pela Prefeitura e será apresentado ao Júri Nacional no próximo ano, algumas adequações também já começaram a ser feitas.

Leana ficou satisfeita com o que viu e destacou a importância da retirada da construção irregular, que existia na praia. “O foco dessa visita é preparar a Praia do Forno para o ano que vem. A retirada da construção irregular, que existia na praia, já foi meio caminho andado, porque costuma ser a parte mais difícil. O projeto é bom agora é só trabalhar para executar”, relatou a coordenadora.

A Praia do Forno deve servir como projeto-piloto para as demais praias do município. Para isso, as secretarias estão trabalhando em conjunto para atender todos os 34 critérios estabelecidos pelo programa que incluem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio e sensibilização ambiental.

“A gente pode pedir a bandeira azul para quantas praias a gente quiser, desde que estejam adequadas. Nosso objetivo agora, é cumprir todos os critérios na Praia do Forno para que seja viável pleitear as outras. Mas, também já entramos com o pedido para as praias das Caravelas, Tucuns e provavelmente entraremos para a Praia da Foca”, explicou o Secretário de turismo, Alexandre Verdade.

A previsão é que o projeto da Praia do Forno seja finalizado ainda este ano, ele será apresentado à gestão do Parque da Costa do Sol para que seja aprovado, tendo em vista que a praia está dentro da área de preservação. Após a aprovação será realizado um orçamento, que seguirá para licitação. A expectativa é que as obras iniciem após o verão para não interferir na movimentação da alta temporada.

A Coordenadora Nacional do Programa também esteve em outras praias da cidade visando projetos futuros.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.