quarta, 01 de abril de 2026
quarta, 01 de abril de 2026
Cabo Frio
24°C
Magnauto
Contran

Contran passa a exigir habilitação para cinquentinhas

Conselho determina que os veículos sem carteira poderão ser multados

01 junho 2016 - 09h50Por Gabriel Tinoco
Contran passa a exigir habilitação para cinquentinhas

Motoristas de cinquentinhas necessitarão de CNH para evitar multa e apreensão (Arquivo Folha)

Os condutores das cinquentinhas precisarão de carteira para não levar multas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que quem dirige esses veículos precisará da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A (para motos) ou a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), que é específica. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A multa é de R$ 574, além da apreensão da cinquentinha. A infração é considerada gravíssima. A exigência da habilitação deveria ter entrado em vigor em fevereiro, mas o Conselho Nacional de Trânsito voltou atrás e prorrogou o prazo para que os condutores tivessem tempo para tirar a carteira.
No fim do ano passado, o conselho fixou o primeiro prazo para multar quem não tivesse uma das habilitações. O Contran concedeu seis meses para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) adquirirem as cinquentinhas para dar o curso da ACC. A partir de agora, os centros são obrigados a oferecer essa opção.

Os meios para adquirir a CNH e moto e a ACC são parecidas, com aulas teóricas, práticas e prova prática. Os Detrans normalmente cobram o mesmo valor de taxas para emitir as duas habilitações. Já na auto escola, o preço costuma variar.

Leia Também

Joalheria de Cabo Frio prepara chegada a Niterói e mira expansão através de franquias
NEGÓCIOS

Joalheria de Cabo Frio prepara chegada a Niterói e mira expansão através de franquias

Março marca retomada das atividades do projeto "N'GOMA IAIÁ!", do Coletivo GRIOT, de Cabo Frio
CULTURA

Março marca retomada das atividades do projeto "N'GOMA IAIÁ!", do Coletivo GRIOT, de Cabo Frio

São Pedro da Aldeia lança festival gastronômico com pratos exclusivos e preços fixos
CULTURA E SABOR

São Pedro da Aldeia lança festival gastronômico com pratos exclusivos e preços fixos

Geral

Após protestos, prefeito de Cabo Frio recua e anuncia redução drástica nos valores da taxa de lixo

Serginho Azevedo estabelece teto de R$ 250 anuais para 90% das residências e garante crédito tributário para quem já efetuou o pagamento com valor antigo