quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
NA TELINHA

Consumo de vídeos bate recorde no Brasil e agências de marketing digital ganham mais espaço

País está se transformando em uma referência no consumo de vídeos online

12 julho 2021 - 11h43Por Redação
Consumo de vídeos bate recorde no Brasil e agências de marketing digital ganham mais espaço

Fonte: Unsplash

O Brasil está se transformando em uma referência no consumo de vídeos online, até mesmo em comparação com outros países mais desenvolvidos. Em março deste ano, o Ibope divulgou um novo estudo onde apontou que 80% dos brasileiros gastam algumas horas do dia para visualizar vídeos gratuitos na internet.

Isso significa um novo recorde para o país, e também indica uma tendência do marketing digital. As agências de publicidade no Rio de Janeiro, por exemplo, estão se adaptando com essas mudanças.

Esse novo estudo, que recebeu o nome de Inside Video, procura entender um pouco mais do consumo brasileiro com os conteúdos disponibilizados na internet. Assim, a pesquisa conseguiu mostrar em números como o Brasil é uma referência quando o assunto é criação e visualização de vídeos. Enquanto apenas 65% dos estrangeiros consomem esses conteúdos online, nós já ultrapassamos a marca dos 80%. Algo incrível e que abre muitas possibilidades no país.

Afinal, até mesmo nas redes sociais o consumo de vídeos por aqui bate recorde. O Ibope aponta que 72% dos brasileiros estão ligados nos conteúdos em audiovisual, enquanto apenas 57% dos estrangeiros fazem o mesmo nessas mídias. Ou seja, novamente o nosso país é líder nos números.

O mais curioso é que a projeção para o futuro é ainda mais otimista para essas taxas, com os dados podendo superar a barreira dos 80%. O sucesso do TikTok no país, por exemplo, tem impulsionado esse movimento.

Outro motivo é a ajuda que os usuários recebem para criar e divulgar vídeos na internet. A empresa InVideo, por exemplo, possui uma ferramenta online de editor de vídeo para usuários com pouca experiência na área. O software gratuito conta um guia de ajuda, além de filtros, modelos e transições de cenas que facilitam na criação de vídeos para todas as redes sociais mais populares, como o Instagram, o Facebook, o Twitter e até mesmo o YouTube. Isso faz com que mais vídeos sejam publicados diariamente.

Impacto nas agências de publicidade

O sucesso dos vídeos fez com que muitas empresas focadas em marketing digital se adaptassem a essa tendência de consumo. No Rio de Janeiro, por exemplo, algumas das maiores agências estão focando uma boa parte da criação de conteúdos no formato de vídeo. Esse é o caso da On Marketing Digital, uma das principais empresas do ramo, e que foi responsável por algumas ações publicitárias mais recentes.

Até mesmo em Cabo Frio essa tendência existe. É o caso do Shopping Park Lagos, o centro comercial mais importante da região e que costuma realizar muitas campanhas para divulgar promoções de preços nas lojas. Recentemente, os responsáveis pelo setor de marketing criaram algumas campanhas em formato de vídeo para divulgar nas redes sociais, principalmente no Instagram e no YouTube.

Propaganda no streaming

Outro setor que também está passando por mudanças é o serviço de streaming. Algumas das plataformas mais populares no país, como a Netflix e a Prime Video, estão começando a investir em propaganda. O estudo feito pelo Ibope mostra que 82% das empresas deste setor estão aumentando as atividades publicitárias para conseguir aumentar o número de assinantes.

Um dos motivos é a forte concorrência que está acontecendo no ramo, pois diferentes plataformas de streamings estão entrando no país. Esse é outro indício de que o consumo de vídeos na internet só vai aumentar, seja em redes sociais ou nos sites de filmes e séries. As empresas que souberem aproveitar esse momento serão beneficiadas, pois é dessa forma que funciona o mundo da propaganda e do marketing digital.