O prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (PMDB), anunciou nesta semana o prazo de 60 dias para o início da obra da Marina dos Pescadores. Orçado em R$ 10,5 milhões, o projeto será financiado pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Governo do Estado.
A Marina dos Pescadores, localizada na Praia dos Anjos, será reurbanizada para beneficiar os profissionais e os turistas que optam pelos passeios de barco nas praias cabistas. De acordo com Andinho, a prefeitura vem tentando obter a licença ambiental de liberação da obra há dois anos.
– Arraial do Cabo vai receber nos próximos 60 dias, talvez o maior pacote de obras dentro de uma proporcionalidade da região. Hoje, nós conseguimos a licença ambiental da Marina dos Pescadores. Mas foram quase dois anos trabalhando para esta licença – declarou o prefeito.
Ainda segundo Andinho, o processo burocrático foi demorado porque o documento teve que passar por três órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
A nova Marina dos Pescadores terá uma estrutura terá separação dos barcos de turismo e pesca.
Também serão reservadas áreas de embarque e desembarque de pescado, e uma destinada à recuperação de rede que comportará um estaleiro para a restauração de barcos de pequeno e médio porte. Ainda vão compor a Marina um quiosque, banheiros, um totem de turismo e um posto de combustível para o abastecimento de embarcações, o que facilitará a vida dos pescadores.