sexta, 13 de dezembro de 2024
sexta, 13 de dezembro de 2024
Cabo Frio
25°C
Parklagos1
Park Lagos mobile
Geral

Construção Civil: setor é um potencial de empregabilidade na Região dos Lagos, destaca Firjan

Cursos profissionalizantes da Firjan SENAI SESI Região dos Lagos atendem demanda para a formação de mão de obra especializada

21 novembro 2024 - 12h01Por Redação
Construção Civil: setor é um potencial de empregabilidade na Região dos Lagos, destaca Firjan

Projeto, cálculo de material, levantamento de custos e cronograma de execução são essenciais para o planejamento de uma obra, eliminando prejuízos e preocupações durante o andamento de uma construção ou reforma. E para isso, a qualificação profissional é o ponto chave para o mercado de Construção que, no Rio de Janeiro, registrou a criação de 84.003 postos de trabalho formais entre janeiro de 2021 e setembro de 2024. No período de 2021 e 2023, o setor apresentou um crescimento médio anual de 7,1%, com projeção de expansão de 4,3% para 2024. Com foco nesse mercado, a Firjan SENAI SESI Região dos Lagos oferece cursos profissionalizantes para a atuação na área.

“Temos inúmeras oportunidades que vão agregar na qualificação dessa mão de obra tão relevante para a nossa região. É importante destacar que investimentos em programas de capacitação e treinamento profissional são essenciais para alinhar a oferta de trabalhadores às necessidades do mercado, garantindo que a região possa aproveitar plenamente as oportunidades geradas pelos novos investimentos e manter a competitividade do setor nos próximos anos”, destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin.

O portfólio de cursos visa atender demanda para formação de mão de obra para o segmento, que tem significativo potencial de empregabilidade. Na Região dos Lagos, onde construções de grandes e pequeno porte saltam aos olhos, entre 2020 e 2024 foram gerados 4.353 novos empregos, o que representa um aumento significativo de 93,9%.

O aluno Robson da Silva, de 34 anos, é um dos que já identificou as oportunidades que o setor pode oferecer e decidiu se profissionalizar. Atualmente trabalhando como motorista de aplicativo, ele quer se especializar em Construção Civil. “Essa é uma área que está bastante aquecida na nossa região e falta mão de obra qualificada. Quero focar nessa área e esse curso está sendo fundamental. Aqui aprendemos toda a parte de planejamento da obra, cálculo de material, de mão de obra. Aprendemos a teoria e a prática”, comentou o aluno que pretende continuar a se especializar em outros segmentos da construção. “Quero entender de tudo referente à obra, vou fazer ainda o curso de elétrica, hidráulica e que tiver para me especializar”, contou.

Atitudes como a de Robson são o caminho para enfrentar um dos principais obstáculos para o setor: a falta de profissionais com conhecimento técnico. De acordo com a análise Sondagem Industrial Fluminense, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), há uma defasagem de profissionais para a área nos municípios do Leste Fluminense. No terceiro trimestre de 2024, 35,0% dos empresários da região relataram dificuldades para contratar profissionais preparados para a atuação. Esse percentual coloca a região na liderança desse indicador. Em comparação, no último trimestre de 2023, a taxa era de 22,7%, evidenciando um aumento preocupante desse entrave.

A chegada da nova unidade Firjan SENAI SESI Região dos Lagos visa contribuir para o fortalecimento da qualificação profissional. Pela região, que compreende os municípios os municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim, a Firjan destaca a expectativa de investimentos destinados à Construção Pesada, que podem chegar a R$ 4,6 bi, para o período de 2024 a 2026.

Com esse cenário, a tendência é que haja um aumento de contratações, reforçando a necessidade de estratégias para mitigar a escassez de profissionais capacitados e sustentar o crescimento do setor na região. “Com esse curso os alunos já saem prontos para o mercado de trabalho. Aprendem a fazer o cronograma de obra, planejar o tempo de execução e valores. Entendem como usar o material de forma correta, para o descarte adequado, evitando o desperdício e prejuízos”, explicou o instrutor Francisco Antônio Barbosa Estevão.

As inscrições são feitas diretamente na unidade, que funciona das 8h às 19h, na Rodovia RJ 140, Lt 2, quadra A – Nova São Pedro.